Já na origem, a Black Friday mostra suas origens. Em tradução do inglês, Black Friday significa “Sexta-feira Preta”, e é sexta porque é sempre comemorada logo após o Dia de Ação de Graças, feriado estadunidense comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Por isso, a data costuma variar no calendário. Em 2020, será comemorada em 26 de novembro.
Se você quer que seu negócio marque presença nesta festa do consumidor, não basta achar que é só entrar na onda e deixar que as vendas se façam sozinhas. Nós preparamos cinco dicas para você vender mais na black friday e para não pisar na bola com o cliente.
Lembre-se: tem black friday todo ano, então prepare-se durante o ano todo!
Dica 1: Seu negócio aguenta tantos clientes?
É claro que a black Friday não é uma exclusividade das lojas virtuais, mas o comércio online é o mais beneficiado pela praticidade. De uma forma ou de outra, prepare-se para um aumento da demanda.
Tenha certeza de que você está cobrindo todas as possibilidades. Prepare seu estoque, principalmente o dos produtos que entrarão em promoção; verifique se seu espaço físico está organizado ou se o seu site aguenta um alto número de visitantes de uma vez só; e treine a sua equipe de vendas para garantir atendimento aos clientes.
Quando a demanda aumenta muito, não é só a oferta que precisa se ajustar, é toda a cadeia que sustenta esta oferta.
Dica 2: Jogue limpo e não finja descontos
Não quer que sua campanha seja apelidada de “black fraude”, então não minta para os seus clientes.
Como dito acima, a black Friday acontece todo ano. Mesmo que você aprenda com seus erros, não é legal ter no histórico da sua marca a tentativa de enganar o consumidor oferecendo descontos falsos.
Aliás, agora já existem diversas ferramentas fiscalizando a prática por aí. Fique ligado! Nada de jogo sujo!
Dica 3: Esteja online e divulgue
A gente já falou que lojas virtuais tendem a tirar mais proveitos da Black Friday, certo? Mas não é só sobre vender online.
Pode ser que seu negócio não seja necessariamente de venda de determinado produto. Você pode oferecer um desconto de black Friday em um serviço que oferece, por exemplo. De uma forma ou de outra, divulgação online é sempre uma boa. Esteja presente com o seu marketing digital.
Dica 4: É melhor se organizar
Todo ano tem black Friday. Você não pode continuar correndo atrás do próprio rabo toda vez, né?
Planeje sua campanha de black Friday para vender mais. Organize seus produtos, seus descontos, prepare seus pontos de contado, sua equipe, sua loja, seu site, suas redes sociais... esteja pronto!
Lembre-se que esta pode ser o primeiro contato de muitos clientes com a sua loja. O evento vai passar, mas ele pode precisar novamente do seu produto ou serviço, certo? E, se ele tiver uma boa experiência na primeira vez, é bem provável que volte depois, mesmo que seja só na próxima black Friday.
Dica 5: Pense bem nos produtos
Não adianta aproveitar a black Friday para tentar desencalhar seu estoque. Se ninguém comprou aqueles produtos que estão na prateleira há meses, não vai ser agora que você vai vende-los.
Ao invés disso, prepare-se para vender os produtos que são realmente mais desejados pelos consumidores. Algumas pessoas passam muito tempo esperando pela data para finalmente conseguirem comprar algo que queriam muito.
Faça uma pesquisa, observe seu negócio, fale com o seu cliente. Você e seu cliente podem estar a um desconto de fechar uma boa parceria!