Sabendo disso, pode-se ter uma noção da importância do domínio para sua empresa, né?
É por isso que, hoje em dia, faz parte do processo de criar uma marca a simples verificação de disponibilidade de um domínio. Afinal, se o nome que você busca para sua empresa já está registrado por outra pessoa, talvez faça sentido pensar em outro nome.
Mas não é só nesse momento que um bom domínio pode ajudar.
Boas práticas podem ser aplicadas em qualquer momento da vida da sua marca para te ajudar a ganhar visibilidade e trazer mais clientes. Além disso, registrar um domínio requer um dos menores investimentos que você terá que fazer pela sua empresa.
Abaixo trazemos várias dicas para você escolher seu domínio da melhor forma!
Dica 1: Você pode ter um domínio sem ainda ter um site
Ao criar a sua marca, você verifica se há um domínio disponível para registrá-la, certo? É muito aconselhável que você já compre esse endereço, para não correr o risco de perde-lo para outra pessoa.
Com um investimento baixo, você mantém um item estratégico para sua empresa mesmo que você ainda não possua um site e vá utilizá-lo efetivamente. Assim você garante o endereço para quando criar sua presença online.
Dica 2: Definindo seu nome de domínio
Ao pensar em um domínio, lembre-se: ele deve ser, preferencialmente, a sua marca. Se você ainda não definiu a marca, escolha uma que tenha domínio disponível.
Fazer buscas com palavras que você pretende usar como domínio também é muito interessante. Assim você pode entender o que já aparece sobre elas nos resultados de pesquisa. É uma boa dica encontrar possíveis concorrentes e se posicionar da melhor maneira.
Dica 3: Teste de memória e prevenção de erros
Faça alguns testes antes de registrar o seu domínio: ele precisa ser fácil de memorizar e simples de se falar e digitar. 15 caracteres é o tamanho máximo ideal. Mais do que isso pode ser demais.
Pense em todas as aplicações possíveis: seu site vai estar no cartão de visitas, redes sociais, assinatura do seu e-mail e etc. É importante que ele se saia bem nesses lugares.
Tente informar o seu site por telefone ou e-mail para um amigo. Se houver alguma dificuldade de compreensão, melhor pensar em outro nome.
Outro ponto: se a sua marca tem uma grafia específica, que pode ocasionar erros, registre também as versões “erradas” do seu domínio e direcione todas para o seu site. Assim você garante que as pessoas que tentarem digitar seu nome diretamente para te encontrar, cheguem a você mesmo se cometerem algum erro.
Dica 4: Um domínio só seu pode trazer segurança
Nem toda economia é válida. Ainda mais considerando que um domínio custa, em média, pouco mais de R$ 30,00 por ano.
Não registrar um domínio pode te deixar vulnerável a fraudes e ao sentimento de insegurança e falta de profissionalismo frente aos seus clientes. Isso porque você vai precisar utilizar domínios de provedores gratuitos de e-mail (@gmail, @yahoo, @hotmail, por exemplo) ou vai trazer nomes de outras empresas ao seu endereço web (www.seusite.wordpress.com, por exemplo).
Dica 5: Novas extensões podem te ajudar
Hoje em dia, os famosos .com e .com.br já estão quase todos utilizados. Os mais procurados com certeza estão.
Por isso, mais recentemente surgiram extensões alternativas de domínio e e-mail. Não é difícil encontrar, hoje, um e-mail com a extensão “.site” ou “.online”.
Essa pode ser uma notícia boa para encontrar o que você quer, mas também é um ponto de atenção: fique atento para registrar todos os possíveis domínios que se assemelhem ao seu. Assim você garante que será o único com o seu endereço na internet.
Dica 6: Hospedagem e domínio são coisas diferentes
Domínio você já sabe o que é, mas precisamos explicar as diferenças de um termo que sempre aparece perto nesse assunto: a hospedagem.
Enquanto o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem é o “terreno” que seu site ocupa na internet, o espaço em si. Esse espaço fica em um servidor e os provedores desse serviço são vários para você escolher.
Dica 7: Contrate ajuda
Profissionais de marketing e de tecnologia estão cansados de estudar sobre a melhores práticas para registrar domínios. Eles conhecem as melhores empresas para registro, as possibilidades, os truques e tudo que poderá te dar aquela vantagem estratégica.
Invista no seu negócio agora, fale conosco.