Os anos foram passando, você se formou e começou a atender. Vieram especializações, alugueis de salas, mais materiais para comprar e um sonho: ter o seu próprio consultório.
Agora você está pesquisando no Google quais são as melhores maneiras de atrair pacientes através de práticas de marketing digital para dentistas.
Acertamos?
Se a sua história é essa ou não, pouco importa. A verdade é que a o espaço da odontologia na internet tem crescido cada vez mais e você não pode ficar de fora.
Abaixo, listamos algumas ferramentas que podem ajudar na estratégia de marketing digital para dentistas e as etapas nas quais você as utilizará.
Abaixo falaremos sobre:
- Vamos começar: ferramentas para PLANEJAMENTO
- Hora de postar: como criar conteúdo para dentistas
- Um plus para bombar as redes sociais para dentistas
- Conteúdo por todos os lados: o e-mail marketing
Vamos começar: ferramentas para PLANEJAMENTO
Antes de começar a pensar em marketing... você parou para pensar na sua empresa?
Essa etapa é crucial e, para criar o seu marketing digital para dentistas você precisa, antes, conhecer muito bem o seu negócio.
A ferramentas abaixo podem ser muito úteis nessa descoberta.
Análise SWOT (ou FOFA, em português)
Aqui você cria uma matriz com quatro quadrantes. Cada um é um espaço para você descrever a sua empresa.
Nesse diagnóstico, você listará as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do seu negócio, informações essenciais para o marketing odontológico.
Parece bobagem, mas quando você olha essas informações de maneira objetiva, organizadamente, você consegue ter noções muito melhores do que fazer para administrar o marketing do consultório.
Pesquisa de Marketing e Benchmark
Duas coisas diferentes que vão te ajudar a entender dois lados importantes do seu negócio.
Na Pesquisa de Marketing você precisa saber mais sobre o seu público-alvo. Se seu consultório fica na cidade de Guarulhos, em SP, por exemplo, você precisa entender do que precisam as pessoas que buscam dentistas em Guarulhos.
Nós, como prestadores de serviços em web e marketing digital em Guarulhos, também passamos por esse momento na hora de planejar nossas estratégias. Tanto é que você chegou até aqui.
O Benchmark já é um processo de conhecer o mercado como um todo e, principalmente, o seu concorrente.
Observe as práticas, compare diferentes clínicas e agregue muito mais a sua estratégia de marketing digital para dentistas.
O benchmark é legal fazer bem detalhadamente, passando pelos sites para dentistas que seus concorrentes criaram, descobrir quem faz as administração de mídias para dentistas deles e etc. Use o SimilarWeb e os Alertas do Google para isso.
A pesquisa você pode fazer utilizando o Google Forms, o Survey Monkey ou Survio.
Hora de postar: como criar conteúdo para dentistas
Quer saber o que postar? Pesquise sobre odontologia na internet.
Quer que as pessoas leiam o que você posta? Entenda o que as pessoas estão pesquisando sobre odontologia na internet.
É assim que sites para dentistas aparecem nas primeiras páginas do Google e redes sociais para dentistas tem bom engajamento: investimento em ferramentas para otimizar seu conteúdo.
Conheça algumas!
Google Keyword Planner
A ferramenta do Google Adwords que te diz tudo sobre os termos de busca mais procurados, os que tem mais ou menos concorrências e o caminho das pedras para melhorar seu SEO.
SEMRush
Quer descobrir os melhores temas para falar em sites para dentistas? Essa é a ferramenta. O SEMRush faz uma análise dos seus dados e sugere o melhor conteúdo para você.
Trapit
Uma ótima fonte de inspiração. É só configurar a ferramenta com o tema que você quer e pronto. Se você busca por marketing digital para dentistas, vai ter uma timeline recheada de conteúdo sobre o tema para criar seus próprios posts.
Um plus para bombar as redes sociais para dentistas
Se você quer dominar as redes sociais e explorar as mídias da melhor maneira possível, abaixo a gente dá algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar.
Buffer
Esse aplicativo vai te ajudar a gerenciar suas contas nas redes sociais. Usando ele você consegue fazer a administração de mídias para dentistas, agendados seus posts e muito mais.
Hootsuite
Esse aqui é um gerenciador um pouco mais forte, mas bem parecido com o Buffer. A diferença é que ele é mais parrudo e permite a gestão de mais contas e telas simultaneamente. Vale o teste!
Conteúdo por todos os lados: o e-mail marketing
Todo mundo sabe que não se faz marketing de conteúdo para dentistas sem explorar as mais diversas formas de distribuir conteúdo para o seu público. Então, abaixo, a gente te indica algumas ferramentas para arrasar no e-mail marketing.
Locaweb | MailChimp | E-Goi
Essas aí são as ferramentas mais utilizadas para disparo de e-mail marketing para dentistas. Vale utilizar, comparar e verificar quais atendem as suas necessidades da melhor maneira.
Fazendo arte: uma boa opção para imagens
Ok. A gente entende que não dá pra você ser dentista e designer ao mesmo tempo, mas isso não é desculpa para não criar artes e imagens lindas para os seus posts. Segue a nossa dica!
Canva
Uma opção para quem não se dá com as ferramentas mais complexas para design, o Canva caiu no gosto da galera das mídias sociais. Ele é simples, prático e completinho para o seu dia a dia. É só pensar na ideia, buscar os templates, as fotos, os elementos, as fontes... esse cara tem tudo!
Conclusão
A gente sabe que é muita coisa para cuidar. Tem paciente, administração do consultório, estudos, vida pessoal... ufa, a lista não para!
A gente sabe também que nossa lista de ferramentas pode ser bem útil, mas também pode ter te dado ainda mais coisas para pensar.
Se quiser conversar sobre... vai ver a gente pode dividir esse trabalho e te ajudar, não é? Fale conosco.