Realmente! Mas o que queremos dizer na real é: Não faça APENAS um site para o seu negócio.
Saiba quais assuntos vamos abordar:
- Primeiramente qual a importância de ter um site no ar?
- Como tornar minhas mídias sociais aliadas do meu site?
- Anúncios patrocinados para mídias sociais
- Como anunciar no Google pode ajudar o meu site?
- Google Meu Negócio
Por mais que muitas pessoas ainda tenham muita resistência em criar um site achando que apenas as mídias sociais já são o suficiente para divulgar o seu negócio, também há aquelas pessoas em que acreditam que apenas ter um site da empresa no ar irá lhe render muitos orçamentos, vendas e etc.
Está aí o erro de muitos!
Um site sozinho não trará atenção do seu cliente.
E apenas suas mídias sociais não necessariamente tratá a credibilidade do seu negócio para os seus clientes.
Primeiramente qual a importância de ter um site no ar?
A construção de um site para o seu negócio trará muito mais credibilidade para a imagem da sua empresa. Não importa qual tamanho ela tenha!
É muito importante ter um local onde seus futuros clientes possam acessar e ver um material mais completo sobre os serviços que presta ou produtos que vende.
Ou mostrar seu portfólio, os casos de sucesso que seu negócio pode proporcionar para aquelas pessoas ou empresas que já são seus clientes.
Ter conteúdos diferenciados em um blog junto ao seu site, pode tornar a relação entre seus clientes ainda mais valiosa.
Já parou pra pensar em todos esses fatores? Se não, esse é o momento.
A etapa mais importante para você que ainda não possui um site é registrar o seu domínio!
Mas o que seria então esse “tal” de domínio? Calma aí que já vamos de explicar.
O domínio nada mais é que o nome do seu site. Sabe aquele “www.” com o nome da empresa? Digamos que seria o nome fantasia para o seu negócio na internet.
Atualmente há diversas empresas que oferecem esse serviço para registrar domínis, mas a mais conhecida é o registro.br, lá você pode consultar se o nome que gostaria de registrar está disponível e dá seguimento no cadastro.
Aproveitando o assunto, vamos lá! Daremos uma introdução básica de como fazer e os próximos passos serão com você! Combinado?
Antes de mais nada acesse o link: https://registro.br/ ou busque no google por registro.br.
Você será direcionado para esta tela:
Em seguida, basta digitar o nome do site que gostaria de registrar e clique na “Lupinha”
Caso o nome esteja disponível, o registro irá informar que o nome pode ser registrado e mostrará os valores de acordo com o tempo que você gostaria de contratar.
Daí pra frente basta apenas ir preenchendo seus dados para que o nome do site possa ser vinculado ao seu nome ou ao nome da sua empresa e pronto.
Está feito!
Com essa etapa de registro concluída você já poderá buscar por alguma ferramenta para construir seu site ou contratar uma agência de marketing digital para desenvolvê-lo.
E se você não sabe como escolher um bom nome para registrar, nós temos um conteúdo bem legal dando várias dicas sobre isso. Dá uma olhadinha lá!
Mas aí a dúvida ainda continua não é verdade? “ Poxa depois de todo esse trabalho, apenas o site não me trará frutos?”
Infelizmente não! quer dizer, até poderá render alguns clientes ou algo do tipo, mas não o suficiente para fazer com que seu negócio cresça.
Depois de desenvolver e alimentar um site de forma correta, será necessário fazer com que as pessoas acessem estas páginas.
E o site com certeza não terão esse poder de atração sozinho.
Aí é onde entra os demais recursos que você deverá levar sempre em paralelo com o seu site!
Suas mídias sociais, anúncios online tanto em suas mídias quanto no google e criação de alguns conteúdos diferenciados.
Como tornar minhas mídias sociais aliadas do meu site?
Embora as pessoas passam grande tempo mexendo em suas mídias sociais, elas não estão lá para comprar nem buscar por produtos e serviços, não é verdade?
Quem nunca ficou bravo por ter que esperar passar um vídeo de anúncio ou algo do tipo para continuar assistindo seu vídeo ou acompanhar alguma postagem?
Mas, mesmo assim, será muito importante você criar o perfil corporativo da empresa, com dados de contatos, horários de funcionamento e o link do seu site.
Este perfil servirá para o que chamamos de “humanizar” a sua marca ou negócio.
Faça postagens de assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços. Como eles podem fazer a diferença no dia-a-dia dos seus clientes.
Tire as principais dúvidas que as pessoas podem ter.
Faça Stories mostrando o cotidiano da sua equipe dentro da empresa, de clientes dizendo como estão satisfeitos com os seus serviços, como os produtos são feitos ou algo do tipo.
Assim, quando alguma pessoa navegar em suas mídias sociais, verá um conteúdo diferenciado, saberá como é os bastidores da sua empresa.
Depois de conhecer o seu negócio, pode ser que neste momento as pessoas possam decidir contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.
E o seu site que está lá com todos os dados de contato e todas as informações se tornará uma ferramenta importantíssima.
Percebeu como tudo precisa estar relacionado de alguma forma?
Certo! Mas tudo isso trás mais uma questão!
E como eu trago novos clientes para as minhas mídias, site e etc?
O próximo passo é investir em anúncios patrocinados e vamos dar uma breve introdução de como isso pode te ajudar.
Anúncios patrocinados para mídias sociais
Embora você sempre poste vários conteúdos em suas mídias, inicialmente não terá tanto resultado já que não começamos com um grande número de seguidores, e tudo o que postamos e compartilhamos não chegará a um número grande de pessoas.
Então os anúncios patrocinados nos ajudarão muito nesta etapa.
Ou seja, patrocinar postagem ou campanhas para que ela possa ser exibida para mais pessoas, e o melhor, um público mais selecionado que tenha um certo interesse pelo seu ramo de atividade.
O facebook oferece recursos para que você possa criar uma conta de anúncio e patrocinar campanhas.
Você poderá traçar estratégias para exibir anúncios tanto no Feed quanto nos Stories das pessoas.
E tendo apenas uma conta, será possível exibir anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram.
Por exemplo:
Para uma pessoa que tenha lá uma loja de roupas. Ela pode anunciar imagens dos seus produtos para um perfil de cliente.
É possível definir a exibição deste anúncio para apenas um público feminio, e sendo mais seleto, podemos restringir a faixa etária ou irmos mais além filtrar a localização de onde esse anúncio será exibido.
Já percebeu o poder de anunciar em suas mídias sociais?
E tudo isso ajudará trazer mais tráfego de acesso tanto em suas mídias sociais quanto para o seu site.
Mas, também tem uma forma diferente de anunciar na internet: O Google.
Essa é a nossa próxima dica.
Como anunciar no Google pode ajudar o meu site?
Sempre que precisamos encontrar respostas, serviços, produtos ou qualquer coisa que vamos pesquisar, utilizamos o Google não é verdade?
E é este fator que o Google pode ajudar muito o seu negócio.
Anunciar no Google pode trazer resultado imediato para as vendas do seu negócio, pois podemos atingir um público que já está buscando pelos seus serviços ou produtos.
Ou seja, a possibilidade desta pessoa fechar negócio é bem maior do que aquela que está apenas navegando em suas mídias sociais.
Olhando por este lado, você também não concorda com isso?
E nesse momento o seu site mais uma vez se torna um aliado, pois nas campanhas do Google, você pode direcionar as pessoas para uma página específica do seu site como um serviço ou um produto.
E se o seu site está bem construído, com todos os requisitos que o Google pede, e com todos os dados para que as pessoas possam encontrar o que buscam bem alí, isso será um golpe certeiro para finalizar uma venda.
Então busque mais informações sobre como fazer anúncios no Google ou contratar uma agência de marketing digital para executar esta tarefa.
Embora todos esses recursos sejam de forma patrocinada, ou seja, você precisa pagar para aparecer, também há algumas ferramentas que podem te ajudar de forma gratuita.
E o melhor, elas também são do Google.
Google Meu Negócio
Lá você pode inserir todos os dados de contato da sua empresa, endereço, imagens da fachada, imagens de produtos entre outros recursos.
Sabe quando você busca no Google por uma empresa e lá no cantinho aparece todas as informações de forma resumida?
É assim que sua empresa irá aparecer! No Google Meu Negócio
Há! E também aparecerá no mapa já que quando nos cadastramos nessa ferramenta, o Google nos pergunta de qual ramo se trata, então se alguém buscar por empresas desse ramo na localidade.
Adivinha?
Você aparecerá no mapa! Isso não é legal?
Agora uma outra ferramenta que é bem interessante e o Google nos oferece gratuitamente se chama Google Analytics.
Este recursos acaba sendo um “pouquinho” mais difícil de utilizar, pois para que ela funcione é necessário configurar a ferramenta no código do seu site, mas nada de outro mundo.
O próprio Google te dá informações de como configurar.
Mas afinal do que se trata esta ferramenta?
Bom! Com o Google Analytics é possível visualizar os dados das pessoas que navegam em seu site.
É possível medir a quantidade de acessos que você teve em determinado período, de quais regiões são as pessoas que mais acessam o seu site, quais dias e horários possuem maior tráfego de acesso.
E muitos outros dados que podem te ajudar nas estratégias das campanhas de marketing digital.
Notou como mais uma vez o seu site com um conjunto de ferramentas se tornou mais importante?
Bom! Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado de alguma forma!
Coloque tudo em prática que com certeza terá sucesso em seu negócio.
E se conhece alguém que precise dar aquela alavancada nas vendas, compartilhe nossas dicas com ela!
Até mais pessoal!
Fiquem ligados nas próximas postagens.