A revolução das práticas pedagógicas com o uso de recursos tecnológicos era algo anunciado. Porém, o sistema educacional e os profissionais talvez não estivessem preparados para nova adaptação em um tempo tão curto e de forma tão avassaladora.
Não foi fácil, do dia para noite, não estar mais perto dos alunos (principalmente quando pensamos na Educação Básica). Como ensinar? E a lousa? E as colagens? E as rodas de atividade? Como vou corrigir o caderno e acompanhar o desenvolvimento da linguagem? Como vou conseguir verificar o raciocínio para a resolução de questões matemáticas? Será que eles saberão utilizar o computador como ferramenta de estudos ou será que ficarão “jogando” o tempo todo?
Na verdade, nada substitui essa interação existente entre esses dois atores principais no processo educacional: o professor e o aluno. Mas hoje já temos a certeza que toda essa tecnologia se tornou um grande canal de comunicação entre essas partes.
InfoApren: Aproximando a relação professor e aluno
O projeto InfoApren surgiu em 2007 através de estudos e da atuação da psicóloga e psicopedagoga Samanta Rodrigues Cremon durante suas atividades profissionais de acompanhamento do processo de aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental 1 utilizando recursos tecnológicos como instrumentos para este determinado trabalho.
A idéia deste sistema era acompanhar as atividades escolares desenvolvidas pelos alunos, tendo uma análise qualitativa dos erros cometidos para que possíveis intervenções e direcionamentos pudessem ser realizados de forma mais assertiva.
O mais legal é que, as crianças ao desenvolver tal atividade, entendem a mesma como se fosse um jogo, onde cada acerto é reforçado como correto e funciona como um “passaporte” para o próximo desafio. Com relação ao tratamento dos erros cometidos, até o término da atividade, tais questões são apresentadas novamente para que novos esquemas de respostas possam ser desenvolvidos.
Jogo ou atividade dirigida? Como funciona?
O ambiente virtual é composto por uma sequência de tarefas com conteúdos facilitadores para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, que são liberadas para os alunos desenvolverem em diversas situações: sala de aula, atividades de reforço, lições de casa etc. Ao final de cada atividade realizada, o aluno terá um parecer quanto ao seu desempenho. Já o professor conseguirá ter uma análise quantitativa (nota da atividade) e qualitativa do desenvolvimento da tarefa.
Características da plataforma
Para o Professor
Relatórios detalhados e individualizados por aluno, atividades, acessos e turmas. Exclusivo sistema de avaliação do rendimento de alunos, apontando suas principais dificuldades de aprendizagem, tornando possível esforços diferenciados do professor direcionados para os alunos com menor desempenho na disciplina ou em um conteúdo específico.
- Análise quantitativa e qualitativa (nota da atividade)
- Análise psicopedagógica
- Monitoria de acessos
- Relatórios
- Desempenho do aluno
- Deficiências de aprendizagem
- Apontamento das possíveis causas dos erros
- Pré diagnostico de esforços direcionados
Para o Aluno
O ambiente virtual é composto por uma sequência de tarefas com conteúdos facilitadores para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, que são liberadas para os alunos
- Atividades dinâmicas
- Fácil utilização
- Ambiente divertido
- Diversas Disciplinas
- Feedback de acertos e erros
- Ajuda do professor
Por que as atividades chamam a atenção dos alunos?
As tarefas são coloridas, com imagens visuais compatíveis às fases de desenvolvimento atendidas e com textos simples que favorecem a assimilação e resolução das questões.
Vale a pena comentar que, ao ser testada em grandes grupos, os alunos demonstraram ser colaborativos uns com os outros quanto ao conteúdo que algum colega não tivesse demonstrado tanta facilidade.
E quer mais uma vantagem? A plataforma é online, o que torna possível seu acesso em diversos ambientes!
Por que conhecer a InfoApren?
Porque é uma empresa cujo principal interesse é favorecer o processo de aprendizagem de forma qualitativa, respeitando as individualidades e, principalmente, transformando a aproximação dos aprendentes com novas informações como se fosse grande jogo de desafios e conquistas produtivas a serem alcançadas!