Você acabou de abrir uma empresa e quer divulgar seus serviços ou produtos. Você já tem um comércio há muito tempo, mas está estagnado e quer alcançar mais clientes. Você precisa de um espaço para mostrar o que tem feito e agregar valor ao seu serviço. Esses são os motivos mais comuns para donos de pequenas empresas começarem a pensar em redes sociais. Dar o primeiro passo é essencial, mas o momento é importante, estratégico e precisa de cautela.
- Dicas para escolher redes sociais para pequenas empresas
- Seus clientes podem ter informações valiosas
- Já ouvir falar em benchmarking? A concorrência já!
- Estude as suas contas e faça a limpa!
- Métricas são essenciais
Dicas para escolher redes sociais para pequenas empresas
Você não precisa estar em todos os lugares
Não pense que presença digital é algo que você fará só para cumprir tabela. Estar presente na internet é, hoje, um movimento que antecede até, eventualmente, o aluguel do espaço da sua futura empresa. Aliás, um posicionamento errado e desordenado por, inclusive, prejudicar seu negócio que, antes, parecia estável. Portanto, ao pensar em escolher a melhor rede social, fica o primeiro aviso: resista ao ímpeto de estar em todas as redes sociais possíveis.
Seus clientes podem ter informações valiosas
Quem seria a pessoal ideal para dizer quais são as melhores redes sociais para pequenas empresas? Se você respondeu “o dono”, volte duas casas. Lembra daquela máxima “o cliente sempre tem a razão”? Pois é, ela funciona aqui também. Assim, uma pequena pesquisa com os seus consumidores, perguntando quais redes sociais eles mais usam pode ser de grande valia. Aproveite e pegue mais alguns dados nessa pesquisa para trabalhar mais tarde.
Já ouvir falar em benchmarking? A concorrência já!
Não faz ideia de como encontrar as melhores redes sociais para pequenas empresas? Dica: a melhor rede social é aquela que já foi testada para o seu negócio. Assim, a não ser que seu serviço e produto seja uma coisa sem precedentes no mercado mundial, você provavelmente tem concorrentes. Alguns dos seus concorrentes, por sua vez, já devem ter se aventurado pelas redes sociais, certo? Que tal estudar um pouco a estratégia que está sendo empregada na sua área? Verifique tudo: frequência, posts, conteúdo, audiências, melhores práticas, etc.
Estude as suas contas e faça a limpa!
Se você já tem redes sociais, a hora é de reavaliar sua estratégia e atuação. Não hesite em apagar as contas menos eficazes e entenda quais são as suas capacidades de comunicação e marketing. Você pode ser muito bom em fazer vídeos, mas não consegue atualizar um blog com frequência. Assim você pode entender quais redes sociais vão funcionar melhor para sua empresa.
Métricas são essenciais
A maioria das pessoas que entram pela primeira vez na área business das redes sociais não conhece os relatórios fornecidos por elas. Os insights do Facebook ou o Twitter Analytics são novidades pra você? Então corra atrás e vá entender o que os seus usuários tem a te dizer. É lá que você vai perceber a melhor rede social para o tipo de conteúdo que você produz. A taxa de engajamento, as interações com a sua página, as mensagens, seguidores, tudo isso conta uma história e você precisa entende-la.
Peça ajuda!
O maior erro ao abrir contas em redes sociais para pequenas empresas é não conseguir atualizá-las. Seus clientes vão te encontrar nas redes sociais e perceber que estão abandonadas. Assim, procure ajuda de um profissional. Ele vai saber te explicar a melhor forma de atualizar as redes, propor conteúdo, criar as artes e atrais, finalmente, uma porção de seguidores. A melhor maneira de fazer funcionar e investir e se dedicar. A internet não vai te deixar na mão!