- #1 – Qual é o melhor tipo de produto vender em uma loja virtual?
- #2 – Como fazer um planejamento financeiro efetivo de uma loja virtual?
- #3 – Como organizar a operação da minha loja virtual?
- #4 – O que preciso saber para vender online?
- #5 – Quais são as diferenças entre um marketplace e criar loja virtual própria?
- #6 – Como cadastrar meus produtos em uma loja virtual?
- #7 – Qual é a melhor maneira de me comunicar online?
- #8 – Eu devo contratar uma agência de marketing digital?
São momentos de crise que revelam as maiores oportunidades. A maioria delas vem em forma de aprendizado e desafios que nos tiram da zona de conforto. A atual trouxe as perguntas que tiram o sono de alguns empreendedores: Como investir em marketing digital? Como criar uma loja virtual?
Ainda que este não seja um tema assim tão nebuloso para as grandes empresas, os pequenos negócios se viram em um verdadeiro mato sem cachorro. De repente, viram lojas fechadas, ruas vazias, clientes sumidos e quase nenhum dinheiro entrando. O público não estava mais chegando aos seus produtos.
Os jornais e veículos especializados em economia e negócios já apontavam o caminho há anos, a virada digital era uma realidade antes mesmo do momento atual. Mas e quem ainda não está online? O que fazer para, do nada, investir em criar loja virtual? Devo contratar uma agência de marketing digital?
Calma! Se você já conhece a Hammer Web sabe que as respostas para as suas perguntas estão na sequência deste texto. Continue lendo e descubra as oito dúvidas mais frequentes de quem quer criar loja virtual.
#1 – Qual é o melhor tipo de produto vender em uma loja virtual?
A dica de ouro neste caso é apostar nos nichos.
Pense bem: se você tentar vender de tudo, vai ter de competir com grandes lojas de departamentos, com operações gigantescas, marcas de renome e muito mais competitivas em preço, certo?
Ao criar sua loja online, aumente sua taxa de conversão vendendo produtos relacionados a um nicho específico e virando referência.
Como escolher este nicho?
Dois caminhos podem te ajudar a decidir: você pode escolher algo em que você já tem conhecimento – como uma bailarina que decide começar a vender produtos para balé em uma loja virtual, por exemplo – ou investir em algum tipo de produto que percebeu estar escasso no mercado. A escassez pode ser a oportunidade que você esperada para criar loja virtual.
#2 – Como fazer um planejamento financeiro efetivo de uma loja virtual?
Aqui não tem muito segredo! Criar loja virtual exige a mesma seriedade de um negócio com ponto comercial.
Isso quer dizer que, seja qual for o seu processo de compra, você precisa montar um rascunho dos seus custos e objetivos e fazer projeções realistas para o mês, o trimestre e o ano, por exemplo.
Tente pensar em tudo. Você vai revender itens ou produzi-los? Quais serão seus fornecedores, da matéria-prima a empresa escolhida para hospedar seu site? Faça cotações, pesquise e anote tudo.
#3 – Como organizar a operação da minha loja virtual?
Pense por todo o processo de compra que você passa em lojas que conhece. Imagine toda a estrutura necessária para que o produto chegue até você. Agora é só adequar proporcionalmente ao seu negócio e deixar tudo definido antes mesmo de começar a vender online.
Portanto, tenha em mente a rotina do seu negócio: quais meios de pagamento aceitará, como fará as entregas e quais serão os prazos? Você vai precisar de ajuda ou sua loja virtual pode ser administrada por você sozinho? Como será o seu dia a dia?
Pense tudo antes de começar a funcionar no digital.
#4 – O que preciso saber para vender online?
Basicamente: tudo o que um vendedor de loja física sabe.
Quem já tem experiência com varejo ou já teve uma loja física está familiarizado com compras de material, estoques, fornecedores, promoção de vendas, entregas de produto, frete, etc. Se este é o seu caso, pode ser que você tenha até um estoque parado, só precisando do canal para levar suas vendas ao digital. Este é o melhor dos mundos.
Quem está entrando nesta área pela primeira vez, precisa dar um passo atrás e adquirir o conhecimento necessário. Mas calma! Muitos cursos online e gratuitos estão disponíveis para te ajudar neste processo. O próprio SEBRAE é uma fonte extremamente confiável e com cursos gratuitos.
#5 – Quais são as diferenças entre um marketplace e criar loja virtual própria?
Um marketplace é uma plataforma maior, que reúne diversos lojistas e que oferece soluções prontas de pagamento, entrega e visual. Você cadastra seus produtos e tem uma exposição e fluxo grande de clientes.
O ponto negativo é que a competição com outros lojistas é maior e você precisa pagar comissão sobre suas vendas para a plataforma.
Criar loja virtual do zero, entretanto, demanda que você mesmo crie também o seu fluxo de clientes. Aqui é você quem investe em layout, integrações com meios de pagamentos e estruturas de entregas.
O ponto positivo é que você constrói uma marca só sua, monta uma carteira de clientes só seus e não paga comissões.
Em tese, o marketplace pode ser uma boa experiência antes de você criar loja virtual. Fique atento, entretanto, para que as comissões devidas não corroam sua margem financeira.
#6 – Como cadastrar meus produtos em uma loja virtual?
Não há uma fórmula mágica, mas no quesito “compras online”, qualquer cliente pode te garantir que menos NÃO É mais.
Invista tempo pra disponibilizar fotos e vídeos de qualidade do produto que você está vendendo. Seu cliente pode se frustrar se não encontrar a informação que procura antes de fechar a venda, como tamanhos ou cores, por exemplo.
Cadastre seus produtos com carinho.
#7 – Qual é a melhor maneira de me comunicar online?
A pergunta não é “qual”, é “como”. E a resposta é: rapidamente, por todos os meios.
Quando alguém encontra uma loja virtual que nunca utilizou, pode ficar desconfiado. Se estiver realmente interessado no seu produto, vai procurar por provas de que você existe, é sério e de que realmente sua loja virtual entrega o que promete.
Este é o momento em que você precisa estar disponível por onde se colocar a anteder seu cliente. Telefone? E-mail? Chat? Redes Sociais? Aplicativos de mensagens como o WhatsApp? É bom ter opções, mas deixe mais evidentes as mais práticas.
Quem hoje em dia prefere ligar ao mandar um WhatsApp, né?
#8 – Eu devo contratar uma agência de marketing digital?
Não é nenhuma regra, mas, se puder, não vai fazer mal ter alguém te ajudando com um assunto que você não domina tanto. E sabe do que mais? Marketing digital é vital para lojas virtuais, obviamente.
Uma boa agência de marketing digital vai seguir a cartilhas de bons modos da venda pela internet. Os conselhos não são mistérios para ninguém: tenha um site profissional, bem organizado, que inspire confiança e supra necessidades. Boas descrições e conteúdos vão te ajudar a ranquear melhor nos buscadores.
Outro bom conselho: conheça seu público e descubra onde ele está. As redes sociais podem ser seu maior aliado na missão de vender online e podem gerar um bom tráfego.
Depois de dados os primeiros passos para profissionalizar seu negócio, chegou a hora de investir em mídia paga para atrair tráfego para sua loja virtual e redes. Mas cuidado, qualquer agência de marketing digital vai poder te aconselhar também que este movimento pode ser um “tiro no pé” se você não tiver as ferramentas certas.
Afinal, gerar tráfego para um site desorganizado e que não funciona pode não gerar as conversões que você gostaria e, por fim, te fazer perder dinheiro.
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O que você precisa manter em mente é que seu cliente é a razão de ser do seu negócio. É ele quem dita as regras e quem é a melhor fonte de informações sobre o que fazer, onde investir e pra que lado ir.
O investimento em uma loja virtual não é alto e os retornos são expressivos quando respeitadas as boas práticas básicas.
Se tiver alguma outra dúvida que a gente não tenha explicado no texto, é só chamar que estamos à disposição.
Se quiser falar mais sobre alguns dos tópicos, também, fique à vontade.