- Ter uma loja virtual é um bom negócio?
- A grande pergunta é: o que vender?
- 1 – Roupa nunca sai de moda
- 2 – Calçados: porque ninguém vive descalço
- 3 – Acessórios no plano principal
- 4 – Invista no mundo fitness
- 5 – Cosméticos e perfumaria
- 6 – Aposta na leitura
- 7 – Cursos online
- 8 – Eletrodomésticos
- 9 – Celulares
- 10 – Mundo da informática
- 11 – Games e brinquedos
- 12 – Móveis e decoração
- 13 – Brindes e artigos personalizados
- 14 – Clube de assinaturas
- 15 – Comida
Quando a possibilidade de comprar pela internet surgiu, muita gente torceu o nariz. A desconfiança era generalizada e o medo de golpes atrasou a experiência de muita gente nas compras online.
Com a evolução das tecnologias e o tempo de maturação do mercado, hoje em dia as pessoas não só compram todo tipo de produto pela internet quanto vendem o que não querem mais.
Mas a compra e venda de produtos pela internet deixaram de ser uma solução puramente doméstica para as pessoas físicas. Agora, elas são alternativa real de vida profissional empreendedora através das lojas virtuais.
Ter uma loja virtual é um bom negócio?
Nós já falamos aqui no blog sobre como escolher um ramo de atuação para empreender. Já falamos por mais de uma vez também sobre criação de loja virtual e sobre como uma loja virtual pode fazer toda a diferença para negócios que hoje são exclusivamente físicos.
Acho que ficou clara a resposta para a pergunta do título, né? Uma loja virtual é um ótimo negócio.
Mas é claro que, como todo negócio online, é só através do marketing digital que você vai alcançar os objetivos que almeja para a sua empresa.
Marketing de conteúdo, anúncios patrocinados, administração de mídias sociais, enfim... até o ponto em que você possa contratar uma agência de marketing digital, você vai precisar dominar um pouquinho de cada coisa para poder alavancar suas vendas.
Como nós somos muito parceiros, aqui no blog você tem material sobre a maioria destes conteúdos, para já ficando fera em alavancar seus empreendimentos online.
Mas, voltemos ao tema: lojas virtuais estão sendo um verdadeiro alívio para muitas pessoas. Mas não pense você que são só os que se encontram desempregados que recorrem a este tipo de negócio. Nada disso.
Lojas virtuais são hoje um mercado muito movimentado, cheio de ferramentas e possibilidades, que pode gerar bons lucros com a administração certa, e que é a primeira opção de diversos empreendedores.
A grande pergunta é: o que vender?
É só continuar lendo que você vai descobrir.
Hora de escolher um nicho para a sua loja virtual
A gente já vai chegar na parte de responder quais são os tipos de produtos mais vendidos da internet. Pode ficar tranquilo. Isso vai te ajudar bastante. Mas antes é mais importante te explicar o que fazer com esta informação.
Ao escolher um nicho para atuar no ramo de vendas online, você está definindo muitas partes do seu negócio. Sendo assim, a primeira pergunta a se fazer é qual deles tem mais a sua cara.
Você tem algum talento manual?
Conhece alguma área previamente?
Tem alguma experiência profissional com vendas?
Tem acesso a algum material competitivo de maneira facilitada?
Atua com algum público específico?
Responda as perguntas acima ou tente puxar pela memória. Este é o primeiro passo para identificar nichos que sejam oportunos e não só uma aposta.
Para este texto, entretanto, vamos partir do pressuposto de que você começa do zero, sem nada que te encaminhe par um nicho específico: sua loja virtual é uma folha em branco.
Neste caso, vale a pena pensar nos produtos mais vendidos na internet. Afinal, se eles têm um bom volume de vendas, provavelmente você conseguirá ter êxito na sua vida empreendedora.
Mas cuidado: ramos volumosos significam ampla concorrência. Pense bem ao escolher o seu caminho.
Quais são os produtos mais vendidos na internet?
Aqui vai a lista prometida no começo do texto. Lembre-se de que a ordem em que colocamos aqui não indica, necessariamente, o volume de vendas destes itens em lojas virtuais. Vamos lá!
1 – Roupa nunca sai de moda
O que sai de moda são estilos, certo? Roupas, o vestuário diário de todas as pessoas, estão sempre presentes, em diferentes cores, texturas, tamanhos e formas.
O setor é amplo e a grande diferença estará na sua abordagem. Grandes lojas de departamento vendem todos os tipos de roupas, mas você não precisa tentar começar gigante.
Você pode investir em um só público, um só estilo ou mesmo uma só peça. Mercado tem.
2 – Calçados: porque ninguém vive descalço
Basicamente as mesmas razões acima, até por serem ramos bem próximos: vestuário e calçados andam sempre juntos, né?
Você, neste exato momento, provavelmente está vestido e calçado. Se estiver descalço, provavelmente está em casa. Se precisar sair, pelo menos de um chinelo vai precisar. Tem alguém vendendo tudo isso pra você, né?
Vale a mesma dica: pense em como se diferenciar para começar pequeno, mas forte.
3 – Acessórios no plano principal
A gente pode não prestar tanta atenção neles, mas os acessórios são muito rentáveis e uma opção maravilhosa para lojas virtuais.
Produtos que normalmente são pequenos, fáceis e práticos de se produzir artesanalmente e que contam com um gosto amplo do público: os acessórios facilitam todo o processo da sua loja.
Como no vestuário e calçados, a originalidade e estilo vão te diferenciar.
4 – Invista no mundo fitness
Eis aqui uma parte que não fala necessariamente sobre produtos, mas sim sobre um público, um estilo de vida.
Produtos fitness podem ser quase tudo, né? Vestuário, calçado, acessórios, comida, objetos, enfim... muita coisa.
O segredo aqui é o engajamento do público. Esta é uma área muito oportuna. Tudo pode virar fitness e você pode lucrar com isso.
5 – Cosméticos e perfumaria
Já deu pra entender que o segredo está em consumo diário e aposta em bem-estar e estilo, né? Outro item para pessoas comuns, genéricas, que você pode dobrar e ajustar como bem entender.
Ter uma loja virtual de cosméticos e perfumaria pode ser uma boa ideia. O desafio aqui é se manter competitivo e inovador, já que o nicho é bem preenchido, inclusive por influenciadores e blogueiros em redes sociais.
6 – Aposta na leitura
Livros e apostilas são muito vendidos pela internet. Na verdade, talvez eles tenham sido os primeiros produtos a ganhar a confiança dos compradores virtuais. Talvez pelo preço baixo e material resistente, que faria fácil a tarefa de sobreviver a um golpe ou a uma entrega mal feita.
A concorrência é grande nesta área, mas tudo vai depender da sua experiência. Se for algo que faz sentido pra você, dá pra explorar um nicho, um pedacinho deste grande mercado. Estude bem.
7 – Cursos online
Num momento em que as pessoas estão cada vez mais integradas ao universo da internet, uma loja virtual de cursos online pode ser uma boa sacada. Principalmente se os cursos forem seus.
Junte seus talentos à capacidade de ensiná-los e monte materiais sobre o que você tem propriedade para falar: cozinha, artesanato, manutenção, dicas gerais, dicas específicas de ramos, enfim... você sabe do que estamos falando.
As pessoas já mostraram que estão dispostas a pagar por informações bem organizadas e compiladas. Aproveite!
8 – Eletrodomésticos
Com a confiança nas lojas virtuais, as pessoas passaram a utilizá-las para encontrar os eletrodomésticos perfeitos para suas casas. Os preços são mais atrativos no mundo online também.
Talvez não seja um bom produto para empreender, mas vale pensar no que oferecer para este público. Afinal, todo mundo usa eletrodomésticos diariamente, certo?
9 – Celulares
Celulares são como filhos para as pessoas. Mais do que isso, são ferramentas quase vitais no dia a dia.
Tudo bem que você não pode vende-los para competir com grandes fabricantes, mas, como no caso dos eletrodomésticos e até mais, vale a pena pensar no que oferecer para este produto tão rotativo.
10 – Mundo da informática
Fique sempre ligado no que está rolando na tecnologia. Novos computador e outros itens de informática dão boa base para vendas.
Claro que é um nicho gigante, mas, de novo, pense no público e em alternativas, personalizações e oportunidades.
11 – Games e brinquedos
Não são só crianças que são abrangidas nesta área.
Lembre-se da cultura gamer que tem crescido cada vez mais, dos brinquedos e colecionáveis geeks e dos jogos de tabuleiro.
Tem também as crianças, para completar o quadro. Aqui, a regra é inovar: o nicho consome bem e o ticket médio é alto.
12 – Móveis e decoração
Este ramo, para empreendedores, tem basicamente um foco: o DO IT YOURSELF (DIY).
O termo em inglês significa “faça você mesmo” e a regra é justamente essa: se você tem facilidade com a área, pense em produzir para vender. Itens personalizados e estilizados tem boa saída e um público muito fiel na internet.
13 – Brindes e artigos personalizados
A ideia aqui é ampla, mas nem tanto. A regra é personalizar o máximo possível os produtos.
Uma área muito impulsionada por festas, lembrancinhas, brindes, presentes e datas comemorativas. Fique ligado!
14 – Clube de assinaturas
Já ouviu falar? Basicamente, as pessoas pagam todo mês para receber itens surpresa em casa, normalmente com um tema definido. A ideia é pagar menos por mais itens ou itens mais caros.
Se você tem bastante conhecimento em um ramo específico, vale a pena pensar em fazer a curadoria para pessoas que curtam o mesmo que você.
15 – Comida
Por fim, este que talvez seja o item mais vendido em todo lugar, até por ser uma necessidade básica humana: alimentação.
Aqui a boa notícia é que é bem fácil empreender com venda de comidinhas, né? Bote seus talentos gastronômicos para jogo e faça um bom dinheiro.