- Dica 1: O que você sabe sobre a área e fornecedores?
- Dica 2: O pagamento e a entrega
- Dica 3: Qual plataforma de vendas você vai utilizar?
- Dica 4: Não cometa os mesmos erros de seus concorrentes
- Dica 5: Marketing digital para lojas virtuais e marketplaces
O Brasil privilegia o transporte rodoviário como o mais utilizado. Tanto na movimentação de cargas quanto a passeio, os automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus são a preferência nacional, seja pela comodidade ou custo.
Não é errado pensar, então, que talvez seja uma boa ideia em investir em um negócio de peças para automóveis, certo? E, como todo bom negócio, é preciso ter presença online, uma loja virtual ou e-commerce.
Fique ligado e confira nossas dicas para criar uma loja de autopeças online de sucesso. Confira!
Dica 1: O que você sabe sobre a área e fornecedores?
Como em todo novo investimento, você precisa antes pesquisar profundamente o mercado que está adentrando. O setor de peças automotivas ou mesmo o de acessórios para carros tem forte concorrência, justamente pela quantidade de veículos no Brasil.
Pesquise bem as tendências, a concorrência e o formato que pretende dar ao seu ecommerce automotivo.
Ter uma auto peças online pode parecer simples, mas envolve o manejo de uma cadeia complexa de distribuição, mesmo nas versões menores.
Outro ponto importante é de onde virão os seus produtos: os seus fornecedores.
A atratividade do setor acaba por proporcionar uma certa corrida que coloca preço e qualidade em lados opostos. E como você provavelmente não quer fornecer produtos ruins na sua loja virtual, fica a dica: pesquise bem sobre os seus fornecedores.
A dica de ouro é tentar fechar parcerias com marcas confiáveis e empresas sérias. Vale pesquisar pela flexibilidade de cada fornecedor para proporcionar promoções aos seus clientes, pós-venda, garantias, etc.
Dica 2: O pagamento e a entrega
Criar uma bela loja virtual automotiva pode não ser o seu maior desafio ao investir no ecommerce de autopeças. Você precisa pensar no sistema que vai utilizar da compra à entrega, além dos próprios controles de estoque, fornecedores e etc.
Neste ponto, é óbvio que organização e bom planejamento serão um grande diferencial. Você precisa pensar em toda o caminho do produto até que ele chegue nas mãos do cliente. Isso passa pelo atendimento de qualidade, pela boa funcionalidade da sua loja virtual e, principalmente, pelas possibilidades e formas de pagamento.
Preocupe-se em contratar ferramentas adequadas para garantir tranquilidade nas transações do seu ecommerce automotivo, para que o cliente confie na sua loja virtual a ponto de inserir seus dados pessoais para realizar o pagamento, por exemplo.
Ainda na questão da logística, lembre-se que peças e acessórios automotivos são, por muitas vezes, produtos que demandam um cuidado especial na hora de manejar. Certifique-se sobre embalagens, transportadoras e métodos de envio.
Dica 3: Qual plataforma de vendas você vai utilizar?
Pode parecer uma pergunta boba para alguns, mas criar uma loja online é mais complexo do que parece.
O primeiro ponto de atenção é: você vai ter uma loja virtual própria ou venderá seus produtos em um marketplace? Não sabe a diferença entre os dois? Nós temos um outro artigo neste blog explicando tudo o que você precisa saber para fazer esta escolha.
Aliás, talvez seja neste momento que você deva se preocupar em pedir ajuda. Se você não conhece bem as plataformas virtuais, pode ser um investimento bom para sua auto peças online ter uma agência de marketing digital te auxiliando.
Assim, tendo feito a escolha que mais atenda o seu conforto e a segurança do cliente, é só começar a arrumar sua loja, disponibilizar seus produtos e começar a vender.
Dica 4: Não cometa os mesmos erros de seus concorrentes
Se você não quer perpetuar os mesmos problemas que lojas de auto peças recebem, se quer superar a forma como os seus concorrentes funcionam, o que você precisa antes de tudo? Conhecer seus concorrentes, é claro.
Faça uma pesquisa profunda, faça teste, visite lojas físicas, visite lojas virtuais automotivas e anote tudo. Depois, aplique ao seu negócio as boas ideias e pense em maneiras de melhorar os pontos indesejados de cada concorrente.
Se você se antecipar aos possíveis problemas, logo se tornará uma referência para os visitantes que chegarem ao seu ecommerce e se depararem com o melhor atendimento possível, soluções rápidas e eficazes, preços competitivos, prazos praticáveis, enfim... todo o essencial.
A sua loja trabalha em função dos clientes de peças automotivas e acessórios para automóveis, então você precisa conhece-los. A melhor forma de se relacionar com seu público é através do marketing digital, mas vamos falar em uma dica especial.
Dica 5: Marketing digital para lojas virtuais e marketplaces
O título desta dica pode parecer generalista, mas é justamente porque, neste campo, você precisa aprender pelo menos um pouquinho sobre cada ramo do marketing digital.
É por isso que, antes de mais nada, nós sempre recomendamos que você pense em procurar ajuda de uma agência de marketing digital. Pesquise bem se o investimento inicial da sua loja for curto e você estiver com medo de gastar mais do que poderia. É que investir em marketing digital pode ser o ponto que fará toda a diferença do seu negócio.
Primeiramente, você precisa pensar na presença do seu negócio. Como irá se apresentar, qual será o nome, o logo, as cores, as fontes, a maneira como se comunicará, a que público se dirigirá, quais plataformas utilizará, quais meios de contato disponibilizará para o cliente, como fará o atendimento, como venderá seus produtos, como compartilhará conteúdo, qual vai ser seu relacionamento com o cliente, enfim... é importante considerar o todo.
Para o sucesso do seu ecommerce automotivo, você provavelmente precisará de alguém que faça a administração das suas mídias sociais, que configure campanhas de anúncios patrocinados, que te ajude a posicionar a sua loja virtual nas primeiras linhas do Google, enfim... Marketing digital para lojas virtuais e marketplaces.
Conclusão
O primeiro passo é o mais importante, mas se você seguir as dicas acima, com certeza começará sua auto peças online com o pé direito.
Caso precise de mais informações, você pode navegar pelo nosso blog, que está repleto de conteúdos sobre marketing digital, ou pode entrar em contato conosco.
Conte com a Hammer Web para o seu ecommerce automotivo!