Veja o que vamos falar nessa artigo:
- Dica 1: O que manda o código de ética da profissão?
- Dica 2: Mais pesquisa, para variar
- Dica 3: Fale com especialistas
- Dica 4: Não se iluda por tamanho
- Dica 5: Alinhe os objetivos certos
- Dica 6: “Marketing digital” quer dizer online
- Dica 7: O trabalho também é seu (e deve ser mesmo)
Um erro comum entre escritórios de advocacia é a ideia de acumular funções: pensa-se que não se precisa de alguém para cuidar do marketing e que dá pra conciliar a tarefa no dia a dia. E isso nem acontece só com advogados, aliás!
É claro que é compreensível a questão financeira quando falamos em contratar serviços para qualquer função. Um advogado que acaba de abrir um escritório e ainda nem tem uma carteira de clientes, por exemplo, provavelmente vai fazer tudo sozinho até que possa contratar ajuda.
A grande sacada aqui é justamente esta: não negligenciar a comunicação e, quando possível, pedir, sim, a ajuda de uma agência de marketing digital.
Mas preste bem atenção: o marketing jurídico não é para qualquer um.
A gente te dá algumas dicas abaixo para saber exatamente como pedir ajuda quando puder contratar uma agência de marketing digital para advogados. Confira abaixo!
Dica 1: O que manda o código de ética da profissão?
Um escritório de advocacia não é como uma loja de roupas, por exemplo. Na hora de pensar marketing digital para advogados, é essencial lembrar que a profissão segue um rígido código de ética e que nem tudo que se aplica para as empresas em geral pode ser aplicado para o seu escritório.
Antes de contratar uma agência de marketing digital jurídico, lembre-se de pesquisar você mesmo sobre o que se pode e o que não se pode fazer de acordo com o código de ética. É claro que você vai optar por uma agência de marketing digital para advogados que já saiba tudo sobre o assunto, mas você precisa se assegurar de que está tudo certo. É o seu nome que está na placa, afinal.
Dica 2: Mais pesquisa, para variar
Dizem mesmo que, para ser advogado, a pessoa precisa gostar muito de ler e pesquisar, né? A hora de escolher uma agência de marketing digital para escritório de advocacia não é uma exceção!
Busque na internet, procure referências, peça indicações, procure por clientes, enfim... esgote todas as possibilidades de pesquisa para encontrar a agência de marketing digital ideal para o seu escritório. Você pode aprender muito sobre marketing digital neste momento, então anote, faça reuniões, convide agências para visitarem seu escritório e não se preocupe em tomar o tempo necessário para escolher.
Dica 3: Fale com especialistas
Uma agência de marketing digital pode atender aos mais diversos clientes. O que acontece com certa frequência, entretanto, é que elas passem a se especializar em determinado ramo, já que nem todas as práticas de marketing digital funcionam da mesma forma de uma área para a outra.
Fique ligado nisso e, quando for procurar pela agência de marketing digital ideal para você, procure por aquelas que já tenham clientes jurídicos e/ou que sejam especializadas em advocacia. Dessa maneira você vai ter certeza de que está sendo assessorado com as melhores e mais atualizadas práticas do marketing, o que é essencial.
Dica 4: Não se iluda por tamanho
Não é porque uma agência de marketing é grande que ela pode te oferecer um serviço melhor. Aliás, se você está procurando por custo-benefício, normalmente não são as maiores agências que vão te oferecer um melhor preço, né?
A dica aqui não é necessariamente ignorar grandes agências, claro que não. Elas podem conferir estabilidade e até certo renome para o seu marketing jurídico. A questão é a escolha adequada para o tamanho do seu escritório. O que acontece com certa frequência é agências pequenas darem mais exclusividade e atenção para as suas necessidades do que as grandes, que podem não te olhar com o mesmo carinho.
De novo: pesquise bem e converse. Você vai sentir o funcionamento de cada agência.
Dica 5: Alinhe os objetivos certos
Aqui vamos começar a falar sobre os objetivos que você deve ter ao contratar uma agência de marketing digital para advogados.
As estratégias de marketing digital são muitas e as ferramentas, as mais variadas. É claro que você quer uma agência possa te ajudar com as redes sociais, presença online, website, posts patrocinados, administração de mídias e etc., mas estes são só meios para um objetivo.
O seu foco principal deve ser se tornar uma autoridade na área em que trabalha. Como a advocacia tem diversas especialidades, você precisa contratar uma agência de marketing digital jurídico que te ajude a divulgar o seu conhecimento acerca da especialidade que atende e, assim, tornar-se a voz a qual as pessoas procuram quando precisam de algo sobre o tema.
Dica 6: “Marketing digital” quer dizer online
Estamos em 2020 e não existe nada de alguma relevância que não esteja online. Seja por computadores ou smartphones, nós estamos sempre conectados a uma rede enorme de pessoas, com uma diversidade ainda maior de necessidades, gostos e etc.
Marketing digital para advogados é justamente atuar no meio online, ganhando espaço e notoriedade através da presença. Ela vai se intensificar de acordo com a sua capacidade de oferecer bons conteúdos, informações relevantes e atendimento rápido e de qualidade ao seu público.
Dica 7: O trabalho também é seu (e deve ser mesmo)
Simplesmente entregar os seus esforços profissionais diários na mão de uma agência de marketing digital para escritórios de advocacia não é, necessariamente, a melhor estratégia.
Por mais que você esteja contratando ajuda para não ter que lidar com seu marketing digital sozinho, você é a parte mais importante deste trabalho. Portanto, duas observações são essenciais:
• Contrate uma agência que respeite sua opinião: uma agência de marketing digital jurídico precisa ouvir seus clientes advogados, certo? Neste caso, priorize agências que se comuniquem com você, que deem atenção e que não tentem te adequar ao processo deles. Você precisa ser tratado com exclusividade e seu negócio precisa ser visto como único, para que uma estratégia única seja criada.
• Trabalhe em conjunto com a agência: não fique omisso às atividades necessárias para alavancar suas estratégias de marketing digital. Esteja disponível, na medida do possível, e trabalhe junto. Você precisa entender as estratégias e ser um aliado para a sua própria estratégia, nunca um empecilho. Tente entender e cooperar sempre, mas sem abrir mão da sua forma de ver as coisas. Ela é essencial.
Não se esqueça: contratar ajuda é sempre positivo. Escolha bem para obter o melhor da parceria com sua agência de marketing digital para advogados!