Os tempos são outros. Entretanto, não precisa ser tão velho assim para lembrar de quando negócios eram pensados exclusivamente em âmbito local. Identificava-se uma demanda não explorada em determinado endereço ou procurava-se um lugar para ofertar seu produto. Não fosse essa relação, um bom “ponto”, não tinha negócio que vingasse. Com a internet, entretanto, a dinâmica mudou: o mundo offline, local, pode estar integrado ao online e funcionar paralelamente.
- Mas qual é o ponto onde offline e online se encontram?
- E na prática, como integrar o negócio local com o mundo online?
- As hashtags são a categorização que você precisa. Integre!
- A dica é encontrar a ferramenta certa. Procure ajuda!
Mas qual é o ponto onde offline e online se encontram?
Na verdade, a resposta para essa pergunta é tão ampla que é mais fácil pensar o inverso. Assim, será que, hoje, há algum tipo de estratégia de marketing que não deva ser pensada para os dois mundos? Até pode existir, mas os empreendedores que pensam em como usar redes sociais para pequenas empresas
saem na frente. Isso porque o potencial do online é justamente tornar-se físico, sair do virtual e ganhar tons palpáveis.
E na prática, como integrar o negócio local com o mundo online?
Cada negócio é diferente, com sua devida estratégia de marketing. Mas, pensemos em um exemplo prático, simples e abrangente: uma promoção. Qualquer loja sabe trabalhar uma promoção, mal ou bem. Preços baixos, melhores condições de pagamento, queima de estoque, entrada de novo produtos... Mas essas consolidadas experiências locais, offline, ganham novo fôlego e impulso com técnicas de marketing online.As hashtags são a categorização que você precisa. Integre!
Crie maneiras de as pessoas encontrarem você e seu negócio. As hashtags em redes sociais servem muito bem a esse propósito. Com elas, você pode encontrar um público alvo qualificado e também direcionar sua audiência. Assim, crie hashtags em redes sociais para seu produto, exclusivamente, e também para as atividades da sua estratégia de marketing. Além delas, utilize as hashtags comuns, aquelas mais gerais, que são seguidas por pessoas que se interessam pelo assunto. Essas pessoas são potenciais clientes.Encontrar gente interessada no seu negócio é basicamente o maior sentido das redes sociais para pequenas empresas. As pessoas te encontram, encontram seus produtos, seus serviços, e interagem com você através de sua estratégia de marketing online. Através das hashtags em redes sociais, você filtra o público para ter melhores resultados na sua campanha de vendas. O retorno é certo: quem te achou pela internet irá à sua loja física e consumirá seu produto.