- O desafio da digitalização
- O que fazer para entrar no mundo digital?
- Dica 1: Como as pessoas veem a sua marca?
- Dica 2: O que a concorrência está fazendo?
- Dica 3: Informação é essencial e ponto!
- Dica 4: Se puder, invista no seu negócio
O ano de 2020 não está sendo fácil em diversos sentidos.
Fora o momento delicadíssimo para toda a raça humana, que enfrenta uma pandemia global e vê sua integridade física e a de seus familiares em risco, ainda há a questão econômica.
Mais do que nunca, fica claro agora quem são as peças chaves de todos os negócios no mundo. E não são as máquinas, os sistemas ou os recursos sozinhos: são as pessoas.
Afinal, do presidente da multinacional até o consumidor final, todos os seres humanos estão sendo afetados pelo vírus.
E com pessoas em risco, quem é que vai fazer a economia girar? Quem vai produzir? Quem vai consumir? A estagnação forçada pelo coronavírus, causador da covid-19, chacoalhou as estruturas do mundo e não vai deixar pedra sobre pedra.
O desafio da digitalização
Sabemos que não há um “salvador da pátria” para o momento atual. O estrago está feito.
Entretanto, o desespero também não é útil de nenhuma forma. A hora é de repensar estratégias. Todas elas.
E quando você precisa conhecer uma coisa nova, qual é a maior fonte de informação que utiliza? A internet, né? Sem dúvidas.
A revolução da digitalização dos negócios já estava em processo antes de tudo isso começar. Na verdade, este processo vem rolando há tanto tempo que, antes da pandemia, tinha status até de atrasado em alguns negócios.
Muitos olhavam torto para o emprego da tecnologia em seus negócios. Quantas pessoas já entraram em discussões no trabalho pela implementação de uma política de home office, por exemplo? Por acesso remoto aos arquivos e plataformas de trabalho? Por estratégias mais contundentes de atuação online?
Pois é, e hoje não há outra forma de seguir se não assim. Quanta ironia!
O que fazer para entrar no mundo digital?
Tendo dito tudo isto e desenhado o contexto do momento, pode ser que você esteja se sentindo um pouco ansioso. Afinal, o momento é realmente estranho a todos nós. Mas não tanto assim.
É muito provável que você já esteja inserido no mundo virtual. Você não estaria lendo este texto se não estivesse, né? Você acessa sites, pesquisa na internet, usa redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, portais de notícias, guarda seus arquivos na “nuvem”, etc.
Assim, já deu pra entender que você não precisa contratar a mais badalada agência de marketing digital para conseguir melhorar os negócios e enfrentar a crise, certo? Obviamente a gente não ia te trazer uma solução impossível para um momento tão delicado.
Então aqui vão algumas dicas básicas e práticas para começar a digitalizar o seu negócio com foco em aumentar o número de clientes. Anota aí!
Dica 1: Como as pessoas veem a sua marca?
A gente já falou muito sobre isso aqui no blog, então vamos ser bem práticos.
A sua empresa tem um logo? Você investiu na criação de site para o seu negócio? Você tem um número de telefone para atender seus clientes? Atende pelo WhatsApp? Está presente nas redes sociais? Você é ativo na comunicação com seu público?
Se a sua resposta foi “sim” para todas as perguntas acima, você está com meio caminho andando para sua estratégia de marketing digital. Se a resposta foi positiva somente para algumas das perguntas, revise seus planos. Se você respondeu “não” para tudo, é melhor correr para se adaptar!
Dica 2: O que a concorrência está fazendo?
Não é para ficar neurótico e nem para copiar ninguém, mas você precisa observar o mercado ao seu redor. Principalmente quem está fazendo a mesma coisa que você.
Se você está lendo este texto para tentar começar um negócio, já fica a dica: observe os nichos e as deficiências dos setores antes de se decidir sobre o que fazer. As oportunidades estão sempre aí. Fique esperto.
Explorar ramos específicos ou áreas escassas no mercado podem te ajudar a bombar seu produto ou serviço.
Agora, se você já fornece um serviço ou produto, olhe para fora para aprender com seus concorrentes, com seus acertos e erros.
Como eles estão vendendo os produtos? Como se comunicam? Como anunciam? Como prestam serviços? Como é o atendimento? Qual a ferramenta que mais utilizam? Por onde os clientes procuram mais? Onde está o publico alvo do que você oferece?
Se conseguir responder a estas perguntas, você provavelmente terá um plano de marketing digital muito mais efetivo.
Dica 3: Informação é essencial e ponto!
Não tenha preguiça de se comunicar.
Ao criar um site, uma loja virtual ou um anúncio em uma plataforma terceira, explore todos os recursos ao máximo.
Seja detalhista sobre o seu produto ou serviço, explique as minúcias, publique fotos e vídeos, tire dúvidas de quem perguntar, incentive discussões acerca dos temas que você domina e, principalmente, forneça conteúdo de qualidade sobra a sua área. Tenha um blog no seu site, faça posts frequentes nas suas redes, coloque-se à disposição.
Mostrar-se como um especialista no que você faz pode ser a melhor estratégia que você terá.
Dica 4: Se puder, invista no seu negócio
Apesar de todas as soluções que pedem somente tempo e dedicação (que já são de grande valia), investir dinheiro no seu negócio pode ser interessante.
Você pode contratar um profissional ou agência de marketing digital para criação de site, administração de mídias ou criação de anúncios e posts patrocinados, por exemplo.
Mas atenção: você precisa ter todos os passos anteriores muito bem definidos e planejados antes de sair enfiando dinheiro em campanhas. Elas só vão dar um retorno satisfatório se você fizer a lição de casa.
Converse com especialistas, pesquise bastante e encontre o melhor caminho para explorar o potencial digital do seu serviço ou produto. É impossível que não haja espaço para você neste mundo e colocar um pouco da sua receita nisso pode ser o melhor que você vai fazer.
O marketing digital é um caminho sem volta
Para concluir com ânimos mais calmos, entenda que o marketing digital não tem volta. Isso quer dizer que seu investimento de tempo e dinheiro não será em vão.
Se você já estava online, vai intensificar sua presença e ver o retorno disso.
Se você não estava, agora vai abrir um leque muito maior de clientes e possibilidades.
Afinal, sua empresa precisa estar onde os clientes estão, certo? E se eles não estão na rua para te ver, onde é que poderiam te encontrar?
Pois é.