- Passo 1: Crie um blog
- Passo 2: Invista em Marketing de Conteúdo
- Passo 3: Foco no SEO
- Passo 4: Já ouviu falar em remarketing?
- Passo 5: Não se esqueça do pós-venda
- Bônus: Invista em ajuda especializada.
Quando você decide criar loja virtual, isso quer dizer que o seu negócio está atingindo um novo nível.
Dizemos “novo” porque, mesmo que alguém decida criar uma loja virtual de roupas que já nasça assim, sem uma loja física, ela está adentrando um nível diferente para o mercado em geral.
Apesar da popularidade e sucesso das lojas virtuais, pode-se dizer que a prática é relativamente nova e muita coisa ainda não foi internalizada entre os empreendedores do ramo.
Grandes empresas têm recursos, profissionais e contratam até agencia de marketing digital para pensar exclusivamente no tema, mas e você? Como tem pensado estratégias para o seu e-commerce? Como anda a sua experiência em marketing digital? Como anda a experiência do seu cliente?
Fique com a gente e leia o texto até o fim para descobrir 5 passos muito importantes para a sua estratégia de marketing digital para e-commerce.
Passo 1: Crie um blog
Tudo que você já tem loja virtual e está vendendo bem, mas um novo canal para atrais mais visitantes para a sua loja nunca é demais, né? Aliás, estes visitantes podem virar clientes fiéis. Lembre-se sempre disso.
Sendo assim, invista em produzir e divulgar conteúdo para o seu blog.
No caso da loja virtual de roupas, por exemplo, vale a pena trabalhar informações que incentivem a compra e que te coloquem em posição de confiança com seu cliente. De especialista.
Ainda não está convencido? Basta saber que um blog pode te render até três vezes mais visitantes e até 2,5 vezes mais clientes.
Interessou, né?
Passo 2: Invista em Marketing de Conteúdo
Nós já falamos sobre Marketing de Conteúdo aqui no nosso blog.
Mas, resumidamente, investir em marketing de conteúdo para loja virtual é essencial porque te ajuda no rankeamento dos mecanismos de busca. E nós queremos isso porque significa mais visitantes para o seu e-commerce.
Simples assim.
O blog é uma das ferramentas para implementar um bom marketing de conteúdo. Como dissemos acima, ele ajuda o seu e-commerce a demonstrar conhecimento e autoridade sobre a área que você atua.
É importante observar que a periodicidade em que você publica informações nas suas redes, site e blog vai influenciar muito no sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Quem publica conteúdo de qualidade com maior frequência tende a ter muito mais visitantes na loja virtual e, consequentemente, muito mais clientes.
Passo 3: Foco no SEO
Por mais que este tópico se relacione também com os dois primeiros, decidimos que ele pedia um destaque maior.
Uma estratégia de SEO bem pensada (nós já falamos MUITO sobre SEO aqui no blog, vem ler) te possibilita atrair cada vez mais tráfego qualificado para sua loja virtual.
Determinando as palavras-chave para a sua loja virtual, você se conecta com as pessoas que tem interesses relacionados ao que você oferece e, pronto, você terá possíveis clientes.
Invista em voltar todo o seu site para uma melhor performance de SEO e veja seus números aumentarem.
Passo 4: Já ouviu falar em remarketing?
Não é nada de outro mundo.
A prática consiste em impactar usuários que já visitaram a sua loja virtual com novos anúncios.
Estas pessoas já possuem grandes chances de se tornarem futuros clientes e, com o remarketing, você potencializa a possibilidade de convertê-los.
É justamente sobre aquele papo de ir “nutrindo” um visitante até que ele se torne um cliente, sabe?
Esta bela estratégia de e-commerce não é tão explorada e pode fazer a diferença. Quem sabe não é o remarketing que vai te fazer ganhar aquele cliente da concorrência?
Passo 5: Não se esqueça do pós-venda
Depois que um visitante passa a ser um cliente, não quer dizer que seu trabalho ali acabou.
Um dos pontos mais importantes para uma boa estratégia de e-commerce na sua loja virtual é cuidar do pós-compra, também chamado de pós-venda.
É nesta etapa que você trabalha para fidelizar clientes, com ações que demonstrem cuidado e atenção por quem consome o seu produto.
Clientes satisfeitos tendem a te indicar para mais pessoas e, bom, não há dúvidas de que indicações são as formas mais eficazes de divulgação. Quando uma pessoa de verdade defende a sua marca para outra pessoa, indicando seus produtos ou serviços, é bem provável que essa outra pessoa vai virar um cliente também.
Sendo assim, ofereça assistência e esteja presente para os seus clientes. Cuide das necessidades deles e fique atento aos seus sinais.
Bônus: Invista em ajuda especializada.
Existem milhares de agências de marketing digital por aí. Das maiores até profissionais liberais que atendem sozinhos alguns clientes.
Isso não quer dizer que você perderá o controle dos seus negócios ou dependerá para sempre de alguém para tocar sua estratégia de e-commerce, certo?
Faça uma lista das suas competências e falhas e tente entender onde estão seus pontos fortes e fracos. Pode ser que você se entenda bem com atendimento ao cliente, mas não consiga desenvolver bons conteúdos, por exemplo.
Talvez você entenda tudo do seu negócio, mas a parte técnica da coisa, como criar a loja virtual e lidar com servidores, hospedagens, domínios e etc. te deixe de cabelo em pé.
Procure, então, por alguém que possa suprir suas necessidades e mantenha o foco. Não deixe de produzir conteúdo, de oferecer novas soluções e de, principalmente, atender aos seus clientes.
Conclusão
Boas estratégias de marketing para e-commerce passam por estratégias gerais de marketing digital. Isto é fato.
Entretanto, alguns ajustes finos precisam ser feitos para que você possa obter o melhor de cada prática e, mais do que isso, para que seu cliente obtenha o melhor do seu produto.
Por muitas vezes, ideias e produtos incríveis ficam soterrados em pilhas e pilhas de produtos e serviços medíocres. Isso porque o meio virtual é extremamente democrático e se você não tentar se diferenciar de algum modo, não há milagre que vá vender a sua empresa por você.
Confie no seu potencial, no seu produto, e dedique-se para mantê-lo na boca das pessoas. Muitas delas vão se tornar seu cliente. Outras tantas vão defender a sua marca e te indicar para os outros.
Conte com a gente em todo esse processo.