Essa decisão, mais complexa do que parece, vai muito além do preço da mensalidade e da proximidade de casa. Lembre-se: estamos na era da informação!
Pensando nisso, pergunte-se: como está a sua estratégia de marketing digital para atrair novos alunos, conquistar rematrículas e fazer sua escola crescer?
Antes: sua escola já entrou no mundo digital? Ou você espera que os pais te conheçam pelos panfletos, bilhetinhos na agenda, outdoors pela cidade ou aquele famoso carro de som passando de rua em rua?
São todos métodos genuínos, sem dúvidas, mas, em 2020, as pessoas tem nas mãos um poder muito utilizado: o poder da pesquisa. E essa busca vai ser feita na internet, claro.
Com as aulas prestes a começar, confira abaixo alguns passos para nortear sua estratégia de marketing digital. Assim você estará preparado quando os pais começarem a buscar por indicações, notícias, informações e referências na internet sobre a sua escola!
- Passo 1: Fique online
- Passo 2: Esteja preparado para os pais
- Passo 3: investimento em mídia é um aliado poderoso para quem sabe usar
- Passo 4: mantenha o foco em cada etapa do seu cliente
Passo 1: fique online
Marketing digital para escolas é um tema desafiador. Aliás, marketing para escolas de modo geral é um assunto complexo.
Entretanto, uma coisa é bem simples e intuitiva: para haver marketing digital, sua escola precisa estar na internet.
É claro que o foco da sua escola é a educação. Nós sabemos que você não é uma agência de marketing.
Mas, nesse momento de tomada de decisão, os pais querem ser acolhidos, ajudados, e a sua forma de pegar na mão deles e atraí-los para sua escola é estar presente digitalmente.
Portanto, são indispensáveis:
a) Ter um site próprio, atualizado, organizado e relevante;
b) Ter páginas em redes sociais com conteúdo atualizado;
c) Interagir digitalmente utilizando essas ferramentas.
Passo 2: Esteja preparado para os pais
Você vai receber o contato de dezenas e pais preocupados, pesquisando o melhor para seus filhos.
A grande questão é que eles estarão em momentos diferentes de sua pesquisa, em uma espécie de jornada que todos nós percorremos todas as vezes que pensamos em comprar alguma coisa.
Aqui, você vai encontrar possíveis clientes em uma das seguintes etapas:
1) Aqueles que estão descobrindo quais são os fatores relevantes na hora de escolher uma escola. Eles querem entender porque eles precisam se atentar para determinado assunto. Aqui, você pode chamar atenção para os diferenciais que você possui e por que eles são relevantes.
2) Aqueles que aprenderam para onde olhar e agora vão pesquisar. Esses pais já entenderam um pouco mais sobre o que estão procurando e agora vão buscar mais informações sobre cada aspecto.
3) Aqueles que já escolheram um possível caminho. São aqueles pais que já definiram o que vão querer e agora consideram tomar a decisão final. Eles já sabem o que vão querer da escola dos filhos e se aproximam de uma resolução.
4) Finalmente, a matrícula foi feita. Aqui os pais estão fechando negócio e devem sentir a satisfação de ter encontrado o que procuravam.
Dito tudo isso, a grande questão é a seguinte: sua escola precisa se posicionar para receber e auxiliar cada pai. Eles virão em etapas diferentes e, com esse conhecimento, você vai saber identificar onde eles estão e como atende-los da melhor maneira.
Passo 3: investimento em mídia é um aliado poderoso para quem sabe usar
Nenhum pai matricula o filho em uma escola sem visita-la, certo?
Então temos aqui a principal intenção da sua campanha de captação de alunos: atrair a atenção dos pais para que eles visitem a sua escola presencialmente.
O fluxo aí é simples: as suas campanhas de marketing trarão público para o seu ambiente digital, para a sua marca. Ali, você vai atrair e educar todos os pais, dos mais decididos aos que ainda nem sabem muito bem o que estão procurando.
O grande ponto aqui é que estamos falando de uma etapa chave do marketing, que é a de atração. Você precisa impactar o maior número de pessoas possível para seguir com a sua estratégia.
As mídias utilizadas variam muito. Desde o offline até o Google AdWords, Facebook Ads e as mais diversas mídias digitais para te ajudar a promover a sua escola. Vale tudo.
A estratégia é importante, entretanto, para que você tenha efetividade em converter essas pessoas em possíveis compradores de verdade.
Você terá perdido dinheiro se atrair milhares de pessoas, mas não conseguir um número considerável de matrículas. Esteja preparado para receber essas pessoas.
Passo 4: mantenha o foco em cada etapa do seu cliente
Atrair pessoas puramente não é só o que a sua campanha de captação de alunos e rematrículas deve fazer, certo? Você precisa conseguir trabalhar com essa pessoa da qual você chamou atenção.
Sua preocupação agora deve ser em conseguir os contatos, esse que é um dos ativos principais do marketing. É com eles, com essas pessoas intencionadas a fazer a matrícula, que você tem as melhores chances.
O foco da sua atenção aqui é a seguinte: como é que eu vou conseguir o contato das pessoas que chegaram até o meu site ou redes sociais? Uma landing page? Um formulário? Trocar conteúdo relevante pelos dados? As opções são muitas, mas pense bem.
Atente-se ao fato de que cada pai chega ao ambiente digital da sua escola em um momento diferente de sua jornada de pesquisas e decisões. Pode ser que muitos já queiram agendar uma visita a sua instituição, mas talvez você se depare com alguns que ainda estão na fase de aprender sobre o que buscar.
Prepare-se para todos os casos e converta mais.
O beabá do marketing digital para sua escola
Claro, se você começou esse texto sem saber a primeira coisa sobre marketing digital, é muita coisa para assimilar.
Mas é inevitável que a sua escola vai precisar olhar para esse lado (e rápido) se quiser se manter com novos alunos e rematriculando com boas taxas.
Procure ajuda e comece a construir os fundamentos do crescimento da sua escola no mundo do marketing digital.