Se você chegou até esse texto, provavelmente está procurando alternativas para alavancar o seu negócio.
Com o advento da internet, praticamente não é possível sobreviver sem um mínimo investimento em marketing digital. Ter um site, perfil em redes sociais, um e-mail e interagir online são itens obrigatórios.
Tópicos que vamos abordar:
- Defina seus objetivos
- Construa personas e defina um tom de voz
- Produza conteúdo relevante
- Defina como você vai oferecer o conteúdo
- Meça seus resultados
- (BÔNUS) 11 dicas para você mandar bem no Marketing de Conteúdo
Dentre todas as possibilidades no marketing digital, há uma prática específica para fidelizar um público através do conteúdo e depois utilizá-lo para conduzir essas pessoas a consumir o seu produto. Essa estratégia é chama de Marketing de Conteúdo.
Muitos termos estão entrelaçados ao Marketing de Conteúdo. Diversos modelos podem ser utilizados para implantá-lo. Um dos mais utilizados segue os seguintes passos:
1 – Defina seus objetivos
É nesse momento que você precisa alinhar o objetivo do seu negócio com os objetivos do seu conteúdo.
O seu planejamento estratégico deve ser muito útil nesse momento.
2 – Construa personas e defina um tom de voz
Aqui você precisa pensar nas características médias da pessoa que você quer atingir com o seu conteúdo; ou seja, seu público. Com isso em mente, você define uma forma de falar com essa persona.
É essencial considerar o máximo de fatores possíveis na hora de construir as personas e definir o tom de voz. Um erro aqui pode dificultar o entendimento com sua audiência.
3 – Produza conteúdo relevante
Esse é o momento principal: a hora de produzir conteúdo, efetivamente.
Tudo o que você vai oferecer para o público precisa ser estrategicamente pensado, seguindo uma linha editorial definida e, se possível, alguma forma de storytelling.
4 – Defina como você vai oferecer o conteúdo
Quais serão as suas táticas de distribuição do conteúdo produzido? Por quais canais você pretende publicá-lo?
É importante lembrar que opções on e offline podem ser utilizadas.
Aliás, é nessa etapa que se enquadra o Inbound Marketing, que você já deve ter ouvido falar.
5 – Meça seus resultados
Tenha a mão todos os seus resultados e compare-os frequentemente.
Acompanhar os indicadores da sua campanha de marketing é essencial para assegurar e efetividade das suas ações.
O destaque aqui é para o ROI (retorno sobre investimento): esse resultado merece atenção exclusiva!
(BÔNUS) 11 dicas para você mandar bem no Marketing de Conteúdo
Atrair potenciais clientes, estar nas primeiras posições do Google, ser admirado pelo seu público, criar uma audiência fiel e que consome seu produto: é o sonho de qualquer empreendedor que usa o Marketing de Conteúdo para construir seu negócio.
Confira 11 dicas rápidas para você melhorar seu CONTEÚDO:
1 – Tenha um plano!
Você precisa saber com quem está falando.Você precisa saber como falar.
Se você conseguir unir essas duas coisas, é só adaptar a mensagem ao assunto que você domina (seu produto, serviço, negócio) e pronto: as pessoas vão começar a confiar na sua marca, porque entendem o que você diz e se sentem seguras.
2 – Cuidados com os jargões!
Ok, você é um especialista, mas seu público não!
É essencial balancear o quanto você sabe sobre um assunto com o quanto você consegue explicar sobre ele para alguém que é leigo.
Acredite: se a pessoa se perder no que você está dizendo, o seu conteúdo (e a sua marca) tornam-se desinteressantes!
3 – Reunião de pauta não é só pra jornalista!
Sobre o que você vai falar durante todo o mês?
Quais são as oportunidades de conteúdo? As efemérides? Os assuntos quentes? As necessidades que você tem? Os termos mais procurados no seu site?
Defina o que você pretende falar, como e quando. Deixe tudo organizado e comece a produzir!
4 – Constância é a chave!
Já ouviu o termo “devagar e sempre”?
Bom, o ritmo é você quem escolhe, mas o “sempre” é essencial: um dos pontos principais do Marketing de Conteúdo é a frequência de publicações.
Escolha a que melhor se adequa à sua rotina e comece. Nunca deixe de postar! Seu público está vendo!
5 – Cuidado com o tamanho!
O seu leitor sabe quando está sendo enganado.
Textos longos demais que não oferecem conteúdo proporcional vão gerar frustração e abandono (do seu texto, do seu site, da sua marca!).
Estude o formato que melhor funciona para você e para o canal que está usando, faça testes e encontre o tamanho ideal para o seu conteúdo.
6 – Imagens sempre ajudam
Use imagens para ilustrar o seu conteúdo, esteja ele onde estiver.
Posts em redes sociais, textos no seu blog, não importa: as imagens são sempre bem vindas e elas ainda podem te ajudar com os mecanismos de busca (se você fizer tudo certinho com os títulos e textos alternativos).
Não sabe usar os programas profissionais de imagem? Muitas ferramentas estão disponíveis para te ajudar (inclusive gratuitas).
7 – Foco nas palavras-chave
Muito cuidado para não se enrolar na hora de desenvolver sobre um assunto: mantenha um foco claro para cada produção!
Nessa hora, ajuste as palavras-chave e o tema do seu conteúdo de acordo com o objetivo do seu negócio e com seu público-alvo.
8 – Aprenda a ler seus resultados
Não é bom com números? Há uma infinidade de maneiras de entender a performance do seu conteúdo!
Aprenda a acompanhar o que o comportamento da sua audiência está te dizendo (ele te dá dicas valiosas).
Use e abuse das ferramentas de métricas e análises de todas as plataformas que estiver usando (e explore outras ferramentas também!).
9 – Seja honesto
O seu público vai logo perceber se o seu conteúdo deixar de ser informativo para ser puramente publicitário.
Não é pecado pender para o lado do seu negócio enquanto fala com seu público, mas saiba variar e aprenda a usar a atenção da sua audiência.
Não dói mencionar seu concorrente, falar do mercado, ser mais abrangente e fornecer serviços importantes para o usuário. Lembre-me: o marketing de conteúdo é sobre uma construção maior, não só sobre conversão a cada post.
10 – Diálogo é tudo
Converse com seus leitores!
Nem sempre dá tempo, mas esforce-se nas interações: os algoritmos estão olhando!
Saiba receber críticas e elogios, abra a cabeça para novas ideias e tenha jogo de cintura. Um bom papo requer maturidade e, no seu caso, estratégia.
11 – Explore todas as plataformas que puder
Há um mundo de formas de informar, certo? E-books, podcasts, e-mail marketing, blog, redes sociais, vídeos, ufa!
Escolha a estratégia que melhor se encaixa com o seu público e varie seu conteúdo!