Separamos algumas dicas aqui para que não cometa os erros mais comuns pelas pessoas atualmente durante este processo.
Erro 1: Achar que terá retorno imediato.
Muitas pessoas acham que utilizar o marketing digital para alavancar suas vendas e crescer seu negócio trará resultados instantaneamente.
E o pior, acreditam que será de uma forma muito fácil, já que hoje em dia, há tantas pessoas compartilhando seus resultados pela internet, que criam aquela imagem de que não é necessário muito esforço e estratégia para chegar lá.
Então, em primeiro lugar coloque em sua cabeça de que é possível sim, porém será necessário tralhar duro, ter paciência para resultados sólidos e consistentes, e planejar muito bem todos os passos do seu marketing digital.
Dessa forma terá sucesso em seus resultados e com o passar do tempo isso se tornará menos difícil.
Erro 2: Não investir em seu site.
Muitos empreendedores costumam apenas criar suas mídias sociais e acham que só isso será o suficiente para o marketing digital do seu negócio.
Acreditam que apenas a visibilidade que começarão a obter pelas mídias farão com que suas vendas cresçam e sua marca fique conhecida.
Porém não é por aí que as coisas funcionam. Sabia disso?
Embora tenham vários recursos envolvendo as mídias sociais, o que de fato venderá será o seu site, será o conteúdo e estrutura das suas páginas de venda ou serviços, será um site bem construído para que seus clientes possam navegar de forma agradável de qualquer aparelho.
Então não adiantará nada se investir em anúncios patrocinados no Google, Facebook ou Instagram, se para onde os clientes irão, não estará bem estruturando.
Ou seja, o seu site!
Erro 3: Não produzir conteúdo relevante
Acho que todo mundo se frustra quando olha algum título de vídeo ou artigo mega curioso, e quando entra para ver do que se trata, não tem nada vê ou não esclarece praticamente coisa alguma sobre aquele assunto.
Vai fala que isso nunca aconteceu com você?
Não faça seu público perder tempo com o conteúdo criado em suas mídias sociais, blog, Youtube ou qualquer que seja o meio de comunicação.
O mínimo que as pessoas esperam é que o conteúdo tenha de fato relevância sobre o que o título anuncia e que isso tragamais conhecimento a ela ou resolva o problema daquele momento.
Criar algo de valor que possa ajudar as pessoas fará com que seu vínculo seja melhor com seu público, isso dizendo de um lado mais pessoal ou emocional, digamos assim!
Mas! Observando pelo lado um pouco mais técnico, ter conteúdo relevante poderá te ajudar muito com o Google por exemplo.
Se o seu conteúdo de fato tem haver com o ramo de atividade do seu negócio, se toda a sua estrutura é bem trabalhada, isso impactará diretamente no seu posicionamento durante as pesquisas em sites de buscas.
Eles são capazes de analisar o seu conteúdo e se ele é direcionado corretamente para as pessoas que consomem o que você produz.
Há! E não adianta apenas consultar alguns blogs e dar o famoso Control+C e Control+V, os algoritmos conseguem identificar informações plagiadas e isso carretará na sua queda no ranqueamento das buscas.
Para obter resultados, precisará ser algo autêntico, mesmo que tendo outras referências.
Invista tempo e recursos na criação de conteúdo! Será quase impossível seu público não notar isso e você colher resultados positivos com marketing digital.
Erro 4: Não promover seu conteúdo
Acabamos de dizer logo acima da real importância de criarmos conteúdos de qualidade para nosso marketing digital.
Porém, se não saber divulgar corretamente e com frequência tudo que produz, todo seu trabalho será em vão.
Será importantíssimo investir para que seu conteúdo tenha mais alcance nas mídias sociais.
Fora sempre deixar a par das novidades quem já te conhece! Não esqueça de focar em que já é seu cliente, de quem já é seu público. Mande e-mails personalizados, crie comunidades fechadas, envie notificações para que sempre te acompanhem.
Erro 5: Não investir em SEO (mecanismos de buscas)
Se chegou até aqui já sabe de tudo que envolva a qualidade do seu conteúdo, mas focando ainda mais no quesito técnico, será de extrema importância investir na otimização das suas páginas e blog para ranquear melhor nos sites de buscas.
E não estamos falando de anúncio patrocinado no Google ADS e sim da parte orgânica, ou seja, você vir no topo das pesquisas não porque está pagando e sim por mérito do seu conteúdo e estrutura do mesmo, estamos falando em encontrar palavras-chaves e saber usa-las em seu conteúdo, de criar likes entre seus artigos caso trata-se de assuntos parecidos.
Isso fará com que seu público passe mais tempo em seu site, e de certa forme encontre explicações para todas as suas dúvidas.
Cuidar das estruturas do código em seu site, como as meta-tags, títulos e descrições para o Google, compactação de imagens para tornar o carregamento das páginas mais leve.
Então não deixe de lado tudo isso que te falamos.
Separe um tempo para se programar e otimizar o máximo o SEO do seu conteúdo.
Erro 6: Ignorar a concorrência
Já ouviu aquela frase “mantenha seus inimigos por perto?”, bom não precisamos levar isso de uma forma tão literal, mas é sempre importante ficar de olho no gramado do vizinho.
E não estamos dizendo isso com o intuito de sondar e copiar o conteúdo deles, mas sim para aprender com os erros e acertos.
Afinal, estratégias semelhantes também podem funcionar para você!
Fora que se identificar algumas falhas em seus concorrentes, isso evitará com que cometa os mesmos erros.
Não é verdade?
Sempre que possível visualize o andamento do mercado a sua volta, e saiba extrair proveito de tudo isso!
Com certeza evitará surpresas e suas campanhas de marketing digital serão sempre otimizadas com o tempo.
Erro 6: Não conhecer seu público-alvo
Será que seu produto ou serviço estão chegando as pessoas certas?
Em alguns casos o conteúdo é de extrema qualidade, atinge um grande número de pessoas, porém os resultados não são notados de forma expressiva.
E aí é que pode estar o seu erro, em focar no que você quer que o cliente escute em vez de procurar saber o que seu cliente deseja ouvir.
No fim das contas isso é o que realmente fará a diferença.
Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital para o seu negócio, certifique-se de que seu público alvo foi definido corretamente.
Sendo assim seus anúncios atingirão quem realmente terá interesse de contratar seus serviços ou comprar seus produtos.
Conclusão
É claro que se pararmos para analisar, com certeza encontraremos muito mais quesitos onde não tentar cometer erros e melhorar ainda mais o desempenho de nossas campanhas de marketing digital.
Mas, com tudo que abordamos aqui anteriormente, se você investir um pouco mais de tempo e atenção nestes fatores, irá obter resultados positivos.
Fazer com o que o seu negócio cresça utilizando o marketing digital é uma tarefa que dependerá de vários fatores, então será sempre importante usar tudo que esteja ao seu alcance.
Desde suas mídias sociais, criação de conteúdo, patrocinar anúncios, criar campanhas de e-mail marketing, ter um bom site para captar seus clientes e etc.
Certeza que não há como focar apenas em um dele e achar que seu negócio irá expandir.
Então aproveite o máximo todas as nossas dicas e atinja o cliente certo usando todos os meios disponível de forma correta!