Empreender não é tarefa fácil, independente da área de atuação.
Mas você pode estar se perguntando: como falar de empreendedorismo em um artigo sobre marketing digital para psicólogos?
Essa é uma confusão bem frequente, mas precisamos lembrar que quando um psicólogo opta pela psicologia clínica, por abrir um consultório, ele está empreendendo. Ele tem um negócio.
E, bom, hoje em dia – como a gente tem dito à exaustão por aqui – não dá pra abrir um negócio sem pensar em marketing digital.
Claro que, para profissionais de saúde, algumas regras são muito necessárias, porque o “produto” do qual estamos falando é bem mais complexo.
É assim que surgem as regras impostas pelo conselho de cada profissão. No caso do tema desse texto, o Conselho Federal de Psicologia.
Então, se você quer saber mais sobre marketing digital e sobre marketing para psicólogos, continue lendo esse artigo. Mais abaixo você vai encontrar definições e dicas valiosas!
Saiba sobre o que vamos falar:
- Afinal, o marketing para psicólogos existe? Como funciona?
- As principais dicas para começar o marketing digital para psicólogos
- Dica 1: Você tem medo de marketing digital?
- Dica 2: Nem tudo é propaganda em marketing
- Dica 3: Psicólogos ajudam pessoas e isso é bom para seu marketing
- Dica 4: Marketing digital para psicólogos é sobre presença digital
- Esteja nas redes sociais
- Esteja disponível para ser pesquisado
- Anúncios podem dar uma força
Afinal, o marketing para psicólogos existe? Como funciona?
Primeiro, vamos colocar tudo em pratos limpos: o marketing existe para a maioria, se não todas, as áreas. A definição de marketing para psicólogos vem dessa premissa.
Como o marketing digital, por exemplo, envolve a forma de posicionar uma marca digitalmente, com site, mídias sociais, Google Meu Negócio, e outras tantas ferramentas, o marketing para psicólogos é a adaptação dessa prática para profissionais de psicologia.
Sendo assim, pensa-se em site para psicólogos, mídias sociais para psicólogos, tudo de forma a respeitar o Conselho Federal de Psicologia.
Aliás, esse é um ponto muito importante: apesar do marketing digital para psicólogos não se diferenciar muito do marketing digital tradicional, algumas práticas não servem.
Isso porque o “cliente” desse tipo de marketing é um paciente. E profissionais da saúde – principalmente da saúde mental – precisam se preocupar com uma dose extra de questões éticas, profissionais e empáticas.
As principais dicas para começar o marketing digital para psicólogos
Confira abaixo os principais pontos a considerar ao trabalhar a sua base de clientes, fidelizar os seus consumidores e posicionar estrategicamente o seu consultório (tudo com muita ética e respeitando o Conselho Federal de Psicologia, claro).
Dica 1: Você tem medo de marketing digital?
É compreensível que que o marketing para psicólogos gere alguns medos nos profissionais.
Isso porque existem limites, regras, e o Conselho Federal de Psicologia pune os que transpassam essas barreiras (que existem para proteger os pacientes).
Mas, veja bem, nós sabemos que você é um profissional ético, responsável e que só quer o bem dos seus pacientes, bem como o bem dos seus negócios.
Com essas premissas, basta estudar as resoluções do Conselho Federal de Psicologia e no código de ética do psicólogo para garantir que está tudo ajustado.
Algumas regras sobre site para psicólogos e mídias sociais para psicólogos são:
• É proibido usar o preço dos seus serviços como propaganda;
• Você não pode participar de atividades só para de autopromover;
• Todas as técnicas que você usa devem ser regulamentadas pelo CFP;
• O seu nome e número de inscrição deve estar em todas as ações e peças criadas para marketing.
Essa lista de regras é exclusiva. Em marketing para psicólogos muitas coisas normais do marketing são vetadas, mas por, obviamente, bons motivos.
É só ficar ligado, estudar e jogar limpo na hora de divulgar seu consultório.
Dica 2: Nem tudo é propaganda em marketing
Não é possível que você ainda esteja pensando que marketing ainda é só sobre anúncios e publicidade.
O termo pode trazer esse pensamento, à princípio, mas se você olhar um pouquinho mais de perto, vai ver que a coisa é muito mais profunda.
O marketing para psicólogos é justamente sobre utilizar o conhecimento do mercado e do cliente para atrair novos pacientes para o seu consultório.
Prestando atenção às regras, não há nada de errado nisso.
Aliás, uma parte importante do marketing, o chamado marketing de conteúdo, passa justamente pela educação das pessoas em relação ao seu serviço e a importância dele.
O marketing de conteúdo para psicólogos é parte essencial da sua estratégia de marketing digital para que os pacientes cheguem até você.
Site para psicólogos ou mídias sociais para psicólogos podem ser ferramentas muito úteis para a sociedade em um momento tão importante de atenção à saúde mental.
Dica 3: Psicólogos ajudam pessoas e isso é bom para seu marketing
Na dica anterior, demos um spoiler dessa aqui.
Marketing digital é essencial, hoje, de diversas formas. Para o psicólogo e para o paciente, falando especificamente dessa área.
Pense bem: a resistência ao profissional de saúde vem caindo, certo? E isso é muito graças ao marketing para psicólogos.
Mais precisamente, como dito acima, o marketing de conteúdo.
Aqui, você foca em produzir conteúdo em um site para psicólogos, por exemplo, através de um blog. Ou em mídias sociais para psicólogos, através de uma conta do Instagram ou canal no Youtube.
Esse conteúdo vai ajudar diversos consumidores (seus possíveis pacientes), na hora de identificar que precisam de ajuda ou de escolher um profissional de confiança (momento essencial).
É aqui que você investe na sociedade e ela investe em você e em si própria.
O bacana é que, em termos de custo, esse tipo de marketing para psicólogos não é um problema. Isso porque o conteúdo você tem, está na sua cabeça, e o meio para transmiti-lo é, por muitas vezes, gratuito ou bem barato.
Dica 4: Marketing digital para psicólogos é sobre presença digital
Não adianta lutar. Hoje em dia, quase não há marketing sem o digital. E o marketing para psicólogos não é diferente.
Esteja nas redes sociais
Seu público está lá, então seu consultório e você também precisam estar.
Espalhe sua presença, esteja em todos os canais e interaja com seus consumidores.
Lembra do marketing de conteúdo? É aqui que você vai divulga-lo e falar sobre ele.
Invista na sua identidade visual – seu logo, cores, fontes e afins –, pense nas imagens, nos temas, no tom de voz, na persona com quem você está falando e comece a produzir conteúdo.
Esteja disponível para ser pesquisado
O que você faz quando se depara com alguma coisa nova? Aposto que pesquisa no Google, certo?Então, esteja disponível para quando seus clientes pesquisam você no Google.
Através do Google Meu Negócio você organiza todas as informações do seu consultório para que seu cliente te encontre mais fácil.
Além disso, é por lá que você faz a gestão das suas campanhas de anúncios do Google Adwords e muito mais.
Site para psicólogos também precisamos de uma boa dose de adaptação para SEO (Otimização para Ferramentas de Pesquisa, em tradução da sigla em inglês). Fique atento a isso para ser encontramos mais facilmente!
Anúncios podem dar uma força
Pode ser bom ficar de olho nas ferramentas de anúncios do Google, do Facebook, Instagram, entre outros...
Eles podem ser vir muito bem para alavancar seu site, suas redes sociais e etc.
Esses anúncios podem ser configurados para atingir só um grupo de pessoas. Assim você consegue focar melhor no seu público e consegui mais pacientes para seu consultório.
Patrocinar aquele conteúdo que você produzir, investir um pouquinho para trazer seu site nos primeiros resultados do Google... tudo isso pode ajudar bastante!
Se quiser saber mais sobre marketing digital e marketing para psicólogos, é só falar com a gente.
Vamos bater um papo e discutir uma estratégia para te trazer mais pacientes?