Todos os meses do ano, agora, tem suas respectivas cores. Alguns tem mais de uma, inclusive. Mas, qual é a explicação para esse arco-íris no calendário? A resposta é simples: são as chamadas campanhas de conscientização. Trata-se de atribuir uma cor a uma questão séria, normalmente relacionada à saúde, para chamar atenção à causa. A bola da vez é a campanha novembro azul.
- O que é uma campanha de conscientização?
- O que é Novembro Azul?
- Como participar da campanha Novembro Azul?
- Quais são as outras campanhas de conscientização?
Mas, antes das cores... o que é uma campanha de conscientização?
O conceito não é muito complexo. As campanhas de conscientização são iniciativas em prol de determinadas causas que precisam de atenção, como dito no parágrafo acima. Elas têm um tom mais humanizado, são sazonais e funcionam como uma campanha de marketing, produzindo estímulo sobre determinado assunto. Os temas costumar ter apelo social e abrangem motivos sensíveis a maioria das pessoas, o que faz delas muito efetivas.
Então... o que é Novembro Azul?
A campanha Novembro Azul é um dos movimentos, ou campanhas de conscientização, que atribuem cores aos meses para chamar atenção. Ela visa reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata. A cor escolhida é estratégica: a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. Além deles, pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau também sofrem do mal com mais frequência.
Como participar da campanha Novembro Azul?
Campanhas de conscientização são muito eficazes em seus propósitos justamente pela aceitação de seus temas pela sociedade. Como é de comum acordo que os assuntos disseminados por esse tipo de campanha de marketing são relevantes, a adesão é sempre massiva. Para empresas, é de muito bom tom participar, provocar ações internas e externas e incentivar a aceitação desses temas. Isso porque o público em geral valoriza ações sociais e, quem não conhece, vai querer saber o que é novembro azul, por exemplo.
A visibilidade gerada por ações como essas é extremamente importante, dada a força dessas campanhas na internet. A opinião pública e a imagem das empresas são construídas também por esse tipo de atuação na sociedade. Por isso, não é difícil ver empresas promovendo ações internas com seus colaboradores, realizando comemorações, mutirões, palestras, enfeitando e iluminando prédios ou simplesmente mudando suas cores pelo período da campanha.
Quais são as outras campanhas de conscientização?
São variadas, sazonais e até regionais, mas, em geral, os seguintes meses trazem as seguintes campanhas de conscientização como a campanha Novembro Azul:
- Janeiro Branco, sobre a saúde mental.
- Fevereiro Roxo, sobre o lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer; ou o Fevereiro Laranja, sobre leucemia.
- Março Azul Escuro, sobre a prevenção ao câncer colorretal.
- Abril Verde, sobre a importância da segurança no trabalho; ou Abril Azul, sobre o autismo.
- Maio Amarelo, sobre a prevenção de acidentes de trânsito; ou o Maio Vermelho, sobre a hepatite.
- Junho Vermelho, sobre a importância da doação de sangue; ou o Junho Laranja, sobre a anemia.
- Julho Amarelo, sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.
- Agosto Dourado, sobre o aleitamento materno.
- Setembro Verde, sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino; Setembro Amarelo, sobre prevenção ao suicídio; ou Setembro Vermelho, sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.
- Outubro Rosa, sobre o câncer de mama.
- Novembro Azul, sobre combate ao câncer de próstata; ou Novembro Dourado, sobre o câncer infanto-juvenil.
- Dezembro Vermelho, sobre prevenção contra a AIDS; ou Dezembro Laranja, sobre o combate ao câncer de pele.