Sabe aquela fama do marketing de sempre interromper as coisas? Você está vendo um filme, vem os comerciais. No meio da reportagem, mais um anúncio. Isso mudou.
Com a transformação digital, a mudança do comportamento do consumidor pedia uma nova forma de agir para quem vende um produto. Uma forma mais útil, por assim dizer.
É assim que o Inbound Marketing – ou Marketing de Atração surge. Ele é uma vertente do marketing digital focada em atrair, converter e encantar clientes.
Ele é basicamente sobre conectar-se com o público através de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.
Continue lendo para aprender sobre:
- O que é Inbound Marketing
- Benefícios do Inbound Marketing
- Processo do Inbound Marketing
- Como fazer Inbound Marketing
O que é Inbound Marketing
Em poucas palavras, Inbound Marketing é uma estratégia atrair clientes até a sua empresa através da sua mensagem. Assim mais fácil apresentar suas soluções e vender seus produtos (por vezes os clientes se tornam até promotores de marca).
Essa mensagem que falamos é, basicamente, a criação de compartilhamento de conteúdo relevante, voltado a um público-alvo específico.
É basicamente o que estamos fazendo agora. Provendo informações para empreendedores interessados em marketing digital, estratégia de marketing, criação de sites e mídias sociais, que são basicamente os serviços que oferecemos.
Essa é uma maneira bem bacana que conquistar seu cliente e conseguir a permissão de se comunicar com ele e oferecer o seu serviço.
Benefícios do Inbound Marketing
Você deve estar pensando: “Ok, Inbound Marketing parece ser importante. Mas o que mais eu ganho com isso?
Uma estratégia de marketing digital passa por uma porção de processos, mas todos eles focam em uma só coisa: atrair clientes. Certo?
Assim, quando você começa a praticar o Inbound Marketing você passa a perceber que precisa oferecer algo para o cliente, investir de verdade. Não é só sobre estourar seu produto na cara dele.
Anúncios são importantes, claro. Eles fazem parte do marketing digital e tem seu espaço na estratégia de marketing. Mas é o Inbound que vai aumentar de verdade as suas vendas na internet.
Isso porque, no Inbound Marketing, você fala diretamente com o público certo, sem erro. Com marketing de atração você consegue alcançar mais pessoas e converter mais também. Não só pela quantidade, mas também porque as pessoas que você atrai são mais segmentadas, elas são seu público-alvo.
Além disso, quando você está mais próximo do cliente, oferecendo conteúdo útil ao invés de empurrar seu produto nele, ele se sente muito mais confiável em converter em suas vendas na internet.
Sem falar no seu poder de persuasão, que é aumentado em muitas vezes pelo simples fato de ser construído aos poucos, de maneira sólida. Você fala sobre determinado assunto há muito tempo, seu cliente confia em você e fica seguro ao comprar de você.
Toda essa relação causada pelo Inbound Marketing resulta, obviamente, em um ciclo mais curto de vendas. O seu conteúdo altamente relevante e personalizado acelera a movimentação dos clientes pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.
O ciclo de vendas mais curto impacta no seu custo, claro. Fica mais barato o processo de vender. Além dele, pode-se notar outra diminuição de custos causada pelo Inbound Marketing: ele realmente é mais barato que as soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.
Para saber se tudo está indo bem no seu negócio, você precisa de dados, certo? Pois esse é outro benefício do Inbound Marketing: a mensuração de resultados é em tempo real. Ficar de olho na sua performance e ir ajustando a cada passo é essencial.
O último benefício, mas não menos importante, é o ticket médio maior. Ou seja: clientes qualificados e bem informados durante o processo de venda se sentem mais confiantes para comprar e, por conta disso, vão investir mais nos seus produtos.
Processo do Inbound Marketing
O caminho das pedras na sua estratégias de marketing de atração passa por quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar. Tudo nessa ordem, sendo:
Atrair
Por meio de conteúdo relevante no seu site e mídias sociais, você faz com que um estranho se torne um visitante regular. Essas pessoas gerarão um tráfego qualificado para os seus canais digitais.
Converter
O próximo passo é transformar todos esses visitantes em oportunidades reais de venda: os famosos “leads”. Isso é converter.
Vender
Depois de transformar os visitantes em leads, chegou a hora de avaliar quem está no estágio certo do funil de vendas e fechar o negócio.
Encantar
Última etapa. É quando, depois da venda, através do relacionamento com o cliente, você gera encantamento a ponto dele se tornar um promotor da sua marca.
Como fazer Inbound Marketing
Agora que você já sabe quais são as principais etapas do Inbound Marketing, aqui vai uma explicação prática de como fazer sua estratégia de marketing de atração.
Atração
Se você tem uma agência de marketing em Guarulhos, não faz sentido atrair pessoas procurando por uma oficina mecânica em Osasco, certo?
O que queremos dizer é: não adianta atrair muitas pessoas. Você precisa trair as pessoas certas, com chances reais de vendas na internet no futuro.
Nessa etapa, para atrair um público qualificado, você precisa oferecer conteúdo relevante através dos seus canais digitais, sendo eles:
Marketing de conteúdo: é uma estratégia de marketing a parte, sendo uma das principais do Inbound Marketing. Ela envolve a criação de personas, pesquisa de palavras-chave e vários outros fatores.
- Blog: É o lugar principal para armazenar sua produção de conteúdo. Tudo passa por aqui.
- Site: O seu blog vende o conteúdo e seu site vende o produto. Seus visitante vão querer saber o que você oferece depois de consumirem seu conteúdo interessante e relevante.
- Mídias sociais: redes sociais e aplicativos de mensagem estão inclusos aqui. Eles vão espalhar seu conteúdo e fortalecer a sua imagem e marca.
- SEO: Como o Google é a fonte de pesquisa mais usada pelas pessoas, convém trabalhar para que seu site seja mais facilmente encontrado por lá. SEO é sobre isso.
Conversão
Os estranhos que agora foram atraídos pelo seu conteúdo e são visitantes regulares agora precisam ser convertidos em leads. Para isso, as ferramentas essenciais são:
- Landing pages: O lugar onde você faz uma oferta em troca de informações pessoais. Também são conhecidas como páginas de conversão.
- Formulários: As informações que a landing page pede são preenchidas em formulários. Fique atento, pois o preenchimento precisa ser fácil e agradável.
- Call to Action (CTA): É a “chamada à ação”, em tradução do inglês. É o convite para que o cliente aceita a oferta e preencha o formulário. Precisa estar destacado de outros elementos na página.
- CRM: Um software que centraliza todas as informações de clientes, que vai te ajudar a saber o que eles precisam e quando eles precisam.
- CRO: É sobre otimizar a sua taxa de conversão, de maneira que você garanta que ela esteja sempre aumentando. Um bom plano de otimização envolve ações contínuas, baseadas em testes e dados coletados.
Venda
A hora tão esperada, depois de tanto trabalho, precisa de atenção para não acabar virando uma má experiência. As ferramentas abaixo vão te dar uma força:
- Automação de Marketing: ferramenta que vai te permitir manter o relacionamento próximo dos leads e conduzi-los pelo funil, mesmo em grande escala.
- E-mail Marketing: a ferramenta para gerir seus leads e mantê-los interessados na sua marca. Possui alto nível de personalização e estimula o interesse.
- Nutrição de Lead: é usar o e-mail marketing para conduzir os clientes pelo funil de vendas. Você vai deixa-lo mais perto da compra, efetivamente.
- Lead Scoring: é uma pontuação que te ajuda a entender em que momento os leads estão, para que você possa trabalhar a venda de melhor maneira, sabendo quem priorizar.
Encantamento
Parabéns! Você alcançou o seu principal objetivo com o Inbound Marketing e fechou a venda. Agora começa o trabalho de pós-venda, onde você encanta o cliente para que ele vire um promotor da sua marca.
As práticas abaixo vão te ajudar muito nessa etapa:
- Sucesso do Cliente: você pode garantir que o cliente tenha os resultados que queria quando adquiriu seu produto. Isso vai fazer com que ele compre de você outra vez, além de te indicar para todas as pessoas que buscam o mesmo resultado que ele.
- Relacionamento Ativo: Não deixe que seus clientes esqueçam de você. Envie mensagens regularmente e mantenha contato.
- Conteúdo Avançado: Foque ainda mais em atender as necessidades do seu cliente, que já passou por todas as etapas do funil e agora quer informações ainda mais específicas. Isso vai fazer com que eles amem sua marca e sejam leais a ela.