Não, não estamos exagerando.
Faça um exercício: tente pensar em alguma marca, dentre as maiores no seu ramo, que não tenham um site. Não consegue, né? Pois é, a presença no meio digital é essencial e um site é o mínimo que você pode fazer.
Assuntos que vamos abordar:
- É preciso falar com o seu público
- As pessoas precisam conseguir te encontrar
- Sua empresa só vai crescer se tiver um site
- Um bom lugar para vender
- Você quer ser levado a sério, né?
- As desculpas mais comuns para não se ter um site
Se os tempos modernos ainda não te provaram da importância de um site e você ainda não está convencido, leia abaixo os nossos 5 principais motivos para você criar um site para a sua empresa (se você já está convencido, leia mesmo assim e aprenda mais sobre a importância da presença digital):
1 - É preciso falar com o seu público
A internet causou um fenômeno muito evidente: as pessoas não só reagem às propagandas ou estratégias de marketing.
A forma de consumir agora é outra.
As pessoas pesquisam sobre tudo antes de tomar decisões. Pesquisam sobre a necessidade, sobre as empresas que fornecem o que ela precisa, sobre alternativas. Tudo.
Para cultivar o relacionamento com seu cliente, o site é essencial. É o primeiro passo.
Boas práticas nesse sentido passam por manter um blog atualizado sobre os temas do seu setor; responder as pessoas, criar treinamentos online; ter um chat para atendimento ao cliente; etc.
2 - As pessoas precisam conseguir te encontrar
O seu produto ou serviço pode ser o melhor de todos. Se o seu cliente não conseguir te encontrar, não vai adiantar nada.
O primeiro passo para que as pessoas te encontrem é ter um site. Isso porque, hoje, o principal meio de pesquisa sobre tudo é o Google e se não for possível te encontrar por lá, seu negócio está em sérios problemas.
Nesse caso, é importante pensar em otimizar o seu site, para que ele apareça a frente dos concorrentes quando uma pessoa pesquisar pelo seu nicho. O assunto é complexo, mas rende bem.
3 – Sua empresa só vai crescer se tiver um site
Não é fatalismo. Não há exceções. Todas as empresas trabalham com a internet para crescer pelas mais diversas frentes. Ter um site é o mínimo a se fazer.
É simples: você precisa de uma forma de atrair pessoas com intenção de compra. Essas pessoas vêm através das tantas que forem impactadas pelas ações de marketing que você criar para atraí-las. O site é onde você recebe as pessoas que querem o seu produto.
4 – Um bom lugar para vender
Boa parte dos produtos e serviços podem ser vendidos através de um site. É esse o ponto final da sua estratégia de marketing: concretizar a venda.
Um bom site pode servir para vendas tanto self-service, como consultivas. O seu trabalho é mantê-lo ajustado aos seus objetivos e tirar o máximo proveito.
Afinal, com um site você está com o seu cliente onde quer que ele esteja.
5 – Você quer ser levado a sério, né?
Não tem discussão: qualquer pessoa escolheria uma empresa que tenha, além das mídias sociais, um site com seus produtos; ao ter como opção uma empresa que só tem uma página no Facebook.
As redes sociais são importantes, mas um site confere mais profissionalismo ao seu negócio.
Além disso, o site é seu espaço, você pode personaliza-lo, expor seus produtos da maneira que quiser, distribuir conteúdo, provar que você é a melhor pessoas para oferecer o que seja que o cliente esteja procurando.
No momento da decisão do cliente, o site é um diferencial.
SEÇÃO BÔNUS: As desculpas mais comuns para não se ter um site
(e o motivo pelo qual elas não fazem sentido)
“Eu não preciso de um site porque meu negócio é local. Eu não vendo pela internet.”
Sites não são só ferramentas de venda. Como dito acima, um site também funciona como um atrativo para novos clientes e uma forma de se relacionar com a sua audiência.
A presença digital causa uma boa impressão, de segurança, de profissionalismo, e mesmo em âmbito local, quando as pessoas forem pesquisar pelo seu nicho, seu site fará toda a diferença.
“Minha empresa é pequena demais, não precisa de um site.”
Justamente por esse motivo é que a sua empresa precisa de um site.
Uma boa estratégia de marketing digital é, hoje em dia, a principal forma de fazer a sua empresa pegar no tranco e deslanchar.
Obviamente, não existe marketing digital sem site.
Um bom planejamento, com tudo executado da maneira certa, pode trazer resultados incríveis com um investimento muito baixo.
“Não preciso de um site. Eu já tenho uma página no Facebook.”
Mídias sociais são essenciais. Ninguém quer que você apague suas contas no Facebook. A questão é que uma coisa não anula a outra. Você precisa do Facebook, mas também precisa de um site.
É no seu espaço, pessoal, personalizado, que você quer receber o seu cliente e oferecer o que você tem de melhor.
Todas as formas de trazer novos clientes passam por ter um site. É o primeiro passo. Antes mesmo da página no Facebook.
Quem avisa amigo é
Resumindo: o site da sua empresa é um investimento chave, essencial, sem o qual você vai empacar em algum momento – e pode ser muito rápido.
Fale conosco e venha saber mais sobre como construir um site, quais são as modalidades, possibilidades, vantagens e benefícios.