Fevereiro é um deles: temos o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja.
Iremos abordar os seguintes tópicos:
- O que é uma campanha de conscientização?
- Tá, mas e por que os meses tem cores?
- O que é o Fevereiro Roxo?
- O que é Lúpus?
- O que é Fibromialgia?
- O que é o Mal de Alzheimer?
- E o que é Fevereiro Laranja?
- Como participar do Fevereiro Roxo e Laranja?
Mas você sabe o porquê dessas nomenclaturas? São as chamadas campanhas de conscientização e, no texto abaixo, você vai saber mais sobre elas.
O que é uma campanha de conscientização?
Não é a primeira vez que falamos do tema por aqui.
Em novembro passado, quando falávamos do Novembro Azul, explicamos tudinho nesse texto aqui.
Em poucas palavras, uma campanha de conscientização é um pouco como uma campanha de marketing.
Elas são utilizadas para trazer atenção sobre determinadas causas, são sazonais (em maioria) e têm um tom mais humanizado.
Tá, mas e por que os meses tem cores?
Essa foi a forma de chamar a atenção das pessoas para as campanhas de conscientização de temas sensíveis.
É também uma forma bem legal porque é fácil de participar. Cores falam muito!
Assim, temos um calendário completo para sempre lembrar e conscientizar sobre diversos temas relacionados a saúde e ao social.
Saiba quais são as cores de cada mês do ano:
• Janeiro Branco, sobre a saúde mental.
• Fevereiro Roxo, sobre o lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer; ou o Fevereiro Laranja, sobre leucemia.
• Março Azul Escuro, sobre a prevenção ao câncer colorretal.
• Abril Verde, sobre a importância da segurança no trabalho; ou Abril Azul, sobre o autismo.
• Maio Amarelo, sobre a prevenção de acidentes de trânsito; ou o Maio Vermelho, sobre a hepatite.
• Junho Vermelho, sobre a importância da doação de sangue; ou o Junho Laranja, sobre a anemia.
• Julho Amarelo, sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.
• Agosto Dourado, sobre o aleitamento materno.
• Setembro Verde, sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino; Setembro Amarelo, sobre prevenção ao suicídio; ou Setembro Vermelho, sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.
• Outubro Rosa, sobre o câncer de mama.
• Novembro Azul, sobre combate ao câncer de próstata; ou Novembro Dourado, sobre o câncer infanto-juvenil.
• Dezembro Vermelho, sobre prevenção contra a AIDS; ou Dezembro Laranja, sobre o combate ao câncer de pele.
O que é o Fevereiro Roxo?
É a campanha de conscientização sobre o combate ao Lúpus, à Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer.
O tema é essencial porque as duas primeiras doenças são autoimunes e a última, degenerativa. Além disso, são “silenciosas” e de progressão gradual.
O que é Lúpus?
Trata-se de uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações.
A maioria das pessoas com Lúpus no Brasil são mulheres. Estima-se que 65 mil pessoas sofrem com a doença.
Tem-se que uma a cada 1.700 mulheres brasileiras tenham Lúpus.
O que é Fibromialgia?
Trata-se de uma síndrome que ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Ela também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
No Brasil, estima-se que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
O que é o Mal de Alzheimer?
A doença é conhecida por causar a perda de memória progressiva.
No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer – são cerca de 100 mil novos casos por ano.
E o que é Fevereiro Laranja?
É a campanha que visa conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer: a Leucemia.
Trata-se de uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
Durante o Fevereiro Laranja, a sociedade volta os olhos para a Leucemia e para a necessidade de doar medula óssea.
Como participar do Fevereiro Roxo e Laranja?
Não tem regra e toda ajuda é bem-vinda.
Aliás, é de muito bom tom que empresas participem, provoquem ações internas e externas e incentivem a aceitação dessas campanhas.
A ideia é aumentar a consciência sobre os problemas de saúde descritos acima.